quarta-feira, 15 de abril de 2009

Scrum e PMBOK – Comunicação

O Scrum é o que chamamos de “show”, mas existem algumas boas praticas do PMBOK que podem ser utilizados em conjunto com os métodos ágeis de gerenciamento de projetos.

Uma ferramenta que eu utilizo é uma matriz de comunicação, onde esta matriz permite saber como realizar a comunicação entre todos os evolvidos no projeto, quando realizar esta comunicação e qual o meio de comunicação utilizado.

O Scrum não tem comunicação por intermédio de Daily Meeting, Burndown Charts, Quadro de Kanban, etc?

Sim, estas ferramentas permitem a comunicação e visibilidade do projeto, mas existem outras necessidades que estas ferramentas não atendem.

 

Um exemplo de matriz de comunicação é a figura a baixo.

 

 

Responsável (pelo Envio) é quem deseja realizar uma comunicação

Interessado (receptor) é quem vai receber a comunicação

Método/Meio são as ferramentas de comunicação

Objetivo é o “porque” da comunicação estar sendo realizada

Freqüência é quando a comunicação deve ocorrer

 

Um detalhe importante, nem todos os projetos possuem uma quantidade grande de pessoas envolvidas, esta matriz é muito boa quando temos que realizar um canal de comunicação com pessoas interessadas e que não fazem parte dos “papeis” do scrum.

 

Também esta matriz é importante para promover, isto é, garantir uma documentação de acordos realizados. Um bom exemplo é a mudança de escopo e aprovação desta mudança. Outro bom exemplo é a comunicação solicitando mais recursos para o projeto. Mais um, deixar por escrito riscos ou atrasos que o projeto vai ter.

 

Também faz parte desta técnica nos termos arquivos de “modelo” de comunicação, isto é, ter um template de estrutura de texto, gráficos, imagens, layout para cada tipo de comunicação a ser realizado, passando uma visão mais profissional com os envolvidos no projeto.

 

Abraços a todos,

 

Abu

Um comentário:

Dimitri disse...

Jóia Abu! Também concordo que a 'mesclagem' entre Scrum e o Guia PMBOK é totalmente vantajosa para uma eficiente Gestão de qualquer projeto. O Guia PMBOK contém muitas ferramentas e técnicas. Entretanto é função do Gestor analisar qual ou quais são cabíveis em cada Projeto dentro da realidade de sua empresa ou cliente. O caso da Matriz de Responsabilidade é uma técnica muito utilizada mesmo com resultados muito positivos. Lembrando que o Guia PMBOK não é uma metodologia mas um 'Guia genérico de boas práticas' :). Lembro por fim que o Guia foi revisado e desde 31.12.08 já está publicado sua 4a edição.

[]s
Dimitri Campana, PMP
http://dimitricampana.blogspot.com