Oi pessoal,
É muito comum estarmos no meio do projeto e ter problemas e também é muito comum não termos o colega de trabalho que sabe resolver o problema disponível no momento. A solução é simples, vamos ligar para ele. Mas para viabilidade desta solução necessitamos do numero de telefone do nosso colega de equipe.
É ai que entra mais um instrumento do PMBOK na parte de recursos humanos, ter uma tabela de nomes e funções de todos os envolvidos no projeto.
Solução simples, mas que nem sempre é realizado pelo gestor de projeto e no caso do Scrum, pelo Scrum Master.
Esta tabela com estes dados pode e deve ficar em local disponível a todos os interessados.
Segue a imagem com um modelo.
Podemos completar esta tabela com mais informações, como data de nascimento, endereço e o que for necessário.
Abraços a todos,
Abu
Um comentário:
Alguns autores também chamam esta tabela de "Team Directory". O PMBOK ainda indica que esta tabela faça parte do "Plano de Gerenciamento de Recursos Humanos do Projeto". Uma boa prática é além de fazer parte deste Plano, imprimí-lo em folha A3 ou escrevê-la em um quadro branco do projeto. Muito comum também colocarmos o dia e mês do aniversário, sem o ano :) .
Por fim, vale lembrar que podem fazer parte desta lista todos os stakeholders como fornecedores, pessoas de outras gerências etc.
[]s
Dimitri
http://dimitricampana.blogspot.com
Postar um comentário