domingo, 18 de janeiro de 2009

Como implantar Scrum?

Oi pessoal,

Segue uma receita de bolo de como podemos implantar Scrum na empresa, estas informações são apenas algumas dicas.

Um bom começo é fazer uma apresentação do Framework para as pessoas que vão trabalhar diretamente no projeto (Equipe), para que todos saibam como funciona e o que eles terão de tarefas agregadas no seu dia a dia. Eu já trabalhei em empresas que não queria nem de perto uma técnica de trabalho que pudesse atrapalhar o processo já existente e desta maneira realizar uma apresentação pode ser uma atividade difícil em ambiente de trabalho. Uma vez um gerente me falou: “Se quer mostrar um processo diferente do nosso, que não seja em horário de trabalho, pois vai atrasar o projeto”.
Então... Apresentamos na hora do almoço ou após o horário de trabalho. Algumas vezes também fora da empresa, em um local mais agradável.

Outra dica é introduzir o deily meeting, pois permite uma comunicação entre os integrantes da equipe. Quase sempre demora muita para as pessoas de fora do projeto perceber o que esta ocorrendo, principalmente quando o daily é realizado de maneira não formal, como tomando café. Mas lembre-se uma vez o Scrum funcionando na sua empresa o daily tem uma serie de itens rigorosos para que ele funcione.

O quadro de kanban é o próximo passo, já que esta sendo realizado daily temos que ter uma visibilidade de como esta indo as tarefas que temos que executar. Eu já vi quadro de kankan escondido ate mesmo dentro do armário. Esta pratica não é boa, pois o objetivo do kanban é visibilidade, porem quando o processo esta sendo implantado de maneira não oficializada pode ser uma alternativa.
Também já vi varias equipes com quadro pequenos colados do lado do micro, no tampão da mesa, etc.

Observação: Ate mesmo quem utiliza processos de gerenciamento de projetos com software (tipo Microsoft Project Server), documentação em Use Case, diagramas de UML, etc. podem utilizar as técnicas de daily e kanban.
A questão é que o kanban pode ajudar o desenvolvedor a mapear todas as tarefas que ele deve executar de um Use Case e o daily permite que todos os desenvolvedores do mesmo projeto saibam como esta indo o trabalho do colega. Isto não é Scrum, mas pode ser uma ajuda a um processo de implantação do Scrum. No mínimo vai ajudar o processo existente.

Pessoal.... Após a equipe conhecer o Framework Scrum, estar praticando daily e ter kanban como ferramenta de apoio podemos implantar outras partes do processo como planejamento de Sprint, seleção de Itens de Backlog por Sprint, contagens de pontos, retrospectiva, review, etc etc etc


Quem desejar maiores informações, uma ajuda pode mandar um e-mail (abuzitos@gmail.com), entrar em contato.

Abraços a todos,

Abu

2 comentários:

Tim disse...

Parabéns Abu!!! Sua escrita dinâmica e inteligente tem me ajudado bastante.

Anônimo disse...

prerequisite inspire psrpthe yrevening yvan strategic ulpbr farm estonia nurtured purposes
semelokertes marchimundui