quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Criando um Produto com Técnicas Ágeis

Oi pessoal,

Segue o texto da criação de um produto adotando as técnicas recomendadas no mundo ágil, esta técnica é utilizada no treinamento de Product Owner oferecido pela Scrum Alliance e que pode ser realizado aqui no Brasil com o Alexandre Magno.

Para a realização dos trabalhos foi agendado três dias de trabalho, sendo que em cada dia apenas duas horas de reunião se fez necessário.

No primeiro dia foi apresentado a agenda e como a dinâmica funciona, sendo esta atividade de no máximo 10 minutos.





Realizamos o trabalho de definir o que é o nosso produto a ser construído, nesta definição buscamos a caracterização das informações:

1 – Nome do produto
2 – Pontos Chaves para Vender
3 – Principais Características do Produto
4 – Requisitos Operacionais do Produto
5 – Gráficos
6 – Quais Benefícios o Nosso Produto traz para o Cliente
7 – Os atributos de Performance e Qualidade que o Produto deve ter

Ao termino das atividades do primeiro dia nos já tínhamos um texto que definia quem é o publico alvo, o que estes clientes possuem de necessidade, o nome do produto, o que este produto possui, o que ele tem de diferencial a seus concorrentes e pontos fortes do nosso produto.




No segundo dia de atividades nos relacionamos os requisitos macros do produto e confrontamos estes requisitos com a nossa definição de produto do primeiro dia. Esta atividade foi bem interessante, pois permitiu identificar requisitos que não fazem parte da nossa definição de produto e a falta de requisitos para atender o que nos definimos como produto.



Também foi possível ao termino do segundo dia definirmos os principais marcos do projeto, bem como a visão de escopo para atender o primeiro marco.



Com o escopo macro definido do primeiro marco, nos definimos os temas a serem tratados nesta entrega. Bem como uma contagem de pontos para ter visibilidade do esforço necessário para a realização do projeto.



Com os pontos identificamos a nossa velocidade e criamos o Product Burndown Chart.



No terceiro dia realizamos a entrega para a gerencia das informações.

Um abraço a todos,

Abu

2 comentários:

Marco Locks disse...

Abu, muito legal a dinâmica que vocês fizeram. Exemplifica bem a concepção de um novo produto.

Talvez como complemento poderias também apresentar melhor as idéias para a criação do Product Backlog e a criação de épicos, além das responsabilidades do PO ao longo da execução do projeto.

Abraço

alerts disse...

miu miu bag
miu miu bags
miu miu handbag
miu miu purse
miu miu wallet