domingo, 18 de outubro de 2009

A colaboração do cliente vale mais que a negociação de contrato

Oi pessoal,

Vamos iniciar alguns post com conhecimento retirado do livro: Modelagem Ágil, de Scott W. Ambler.

A colaboração do cliente vale mais que a negociação de contrato, pagina 24 do livro.

Apenas seus clientes podem dizer o que querem. Sim, eles dificilmente acertarão na primeira vez. Sim, eles provavelmente mudarão de idéia. Trabalhar junto com os clientes é difícil, mas é a realidade do trabalho. Ter um contrato com eles é importante, e entender os direitos e as responsabilidades de cada um pode se constituir nos alicerces do contrato, este contrato não é substituto para a comunicação. Os desenvolvedores de sucesso trabalham próximos aos clientes; se esforçam para descobrir o que os clientes necessitam e os educam durante este processo.


Abraço a todos,

Abu

Um comentário:

Erika Fraccaroli e Fabio Cesar de Mattos disse...

Clientes com "problemas" deveriam ser o sonho de toda empresa. Se as pessoas não necessitassem de ajuda para resolver seus problemas quem sustentariam as empresas?
Clientes não são insatisfeitos porque tem problemas, porque os sistemas dão erro. Eles ficam, muitas vezes, insatisfeitos com a resposta ao problema apresentada por seus contratados, o despreparo das equipes em "resolver o problema" sem avaliar junto com ele a situação.
Geralmente, o próprio cliente possui todas as respostas e nos pagam para descobrir isto por eles.
Para gerir uma equipe, para atender as necessidades de nossos clientes, antes de boas práticas, artefatos, metodologias e ferramentas, são necessários princípios simples que se aplicam a qualquer área da vida: aprender a ouvir, valorizar a opinião e o conhecimento das pessoas, humildade em admitir que não sabemos tudo e reconhecer quando precisamos de ajuda.