sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Combinando Técnicas de Ágil e PMBOK

Oi pessoal,

Vamos falar da combinação de técnicas para encontrar o melhor modelo para os projetos que estamos realizando.

A empresa GTT está com uma demanda muito grande de projetos, como os nossos projetos possui a necessidade de adquirir matérias primas, construir equipamentos, desenvolver software, terceirizar serviços e produtos, controlar orçamento, etc... Todo o planejamento do projeto é desenvolvido utilizando PMBOK.

Nos temos ate mesmo um quadro com o cronograma.



Os produtos (Hardware e Software) são projetados e construídos com conceitos de Lean. Toda visão do produto vem de uma reunião entre todos os envolvidos no projeto e após esta reunião o nosso Product Backlog de software está montado.

Para o gerenciamento do desenvolvimento das historias do Product Backlog nós utilizamos o quadro de Kanban.

Na foto a baixo podemos ver dois quadros de Kanban, onde cada quadro esta sendo desenvolvido para atender um contrato e cada contrato demanda trabalho para vários produtos de software.





Nós temos software para desktop que trabalha diretamente acoplado ao hardware, software web, software para dispositivos moveis, software para gravar / gerar etiquetas de RFID, etc.

No cronograma em PMBOK nos temos apenas os produtos a serem entregues de software em auto nível, junto com a data de inicio e a data de termino, este cronograma não se preocupa com os detalhes que estão sendo desenvolvidos pela equipe de software. Na equipe de software é que nos temos o controle dos requisitos e tarefas.

Para um controle do que deve ser desenvolvido em software nos utilizamos prazo rígido, orçamento rígido e escopo variável, onde após a priorização do escopo nos atacamos os itens mais importantes primeiro, deixando os itens secundários para serem construídos apenas após o termino dos itens mais importantes.


Parabéns ao gerente da fabrica (Fabrício), ao engenheiro chefe (Thiago), ao departamento de vendas, que realmente trabalha integrada com a equipe técnica e a equipe de Hardware e Software.

Abraço a todos,

Abu

Nenhum comentário: