quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A Lei de Parkinson Revisada

A Lei de Parkinson Revisada

Oi pessoal, segue alguns trechos retirados do livro Peopleware / Tom Demarco referentes a “estimativas”.




Em 1954, o autor britânico C.Northcote Parkinson introduziu a noção de que o trabalho se expande para preencher o tempo que lhe foi alocado, noção essa que hoje é conhecida como Lei de Parkinson.

...

A Lei de Parkinson lhes dá a convicção mais forte possível de que o único modo de ter o trabalho feito é estabelecer uma data de entrega incrivelmente otimista.

...

Parkinson era um humorista. Sua “lei” não pegou porque era verdadeira. Ela pegou porque era engraçada.

...

Em um ambiente de trabalho saudável, as razões pelas quais algumas pessoas não têm um bom desempenho são a falta de competência, a falta de confiança e a falta de afinidades com os outros no projeto e nos objetivos do projeto.

...

O ponto aqui não é o que funciona, mas sim o que não funciona: tratar as pessoas como parkinsonianas não resolve. Isto só vai degradá-las e desmotivá-las.

...

O analista de sistemas geralmente é um estimador melhor do que o programador ou o supervisor. Ele ou ela tipicamente conhecem o trabalho com mais detalhes, mas não são influenciados pelo otimismo natural da pessoa que vai realmente executar a tarefa, ou pelas tendências políticas e orçamentárias do chefe. Além disso, os analistas de sistemas geralmente têm mais experiência em estimativas; eles são capazes de projetar com maior acuidade o esforço porque já passaram por isso no passado e portanto aprenderam suas lições.


Capers Jones, conhecido por seus estudos de medidas de projetos de desenvolvimento, coloca isso da seguinte forma: “Quando um cronograma de um projeto é completamente irracional e não realista, e nenhuma quantidade de horas extras pode permitir que ele seja feito, a equipe de projeto torna-se irritada e frustrada... e o moral cai até o limite mínimo”. Também não tem a menor importância se o cronograma “totalmente irracional e não realista” vem do chefe ou dos próprios construtores. As pessoas não trabalham muito eficientes quando estão bloqueadas em uma situação perdedora.

A decisão de aplicar pressão com um cronograma a um projeto deve ser tomada da mesma forma que você decide se pune ou não o seu filho: se o seu senso de tempo é impecável de modo que a justificativa seja facilmente reconhecida, então ele pode ajudar. Se você faz isso todo o tempo, então é apenas um sinal de que há algo de errado com você.

Abraços a todos,

Abu

Nenhum comentário: