sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Isto é gerenciamento

Nos primeiros anos como profissional de desenvolvimento tive o privilégio de trabalhar em um projeto gerenciado por Sharon Weinberg, que agora é presidente da Codd and Date Consulting Group. Ela era um exemplo ambulante do que eu agora considero um gerenciamento iluminado. Em um dia de neve, eu me arrastei para fora do meu leito de enfermo, para puxar nosso sistema vacilante que estava sendo feito para um usuário. Sharon chegou e me encontrou escorado no console. Ela desapareceu e voltou alguns minutos depois, com uma tigela enorme de sopa. Após ter tomado a tigela de sopa e de ter levantado meu estado de espírito, perguntei-lhe como encontrava tempo para tais coisas, com todo o trabalho de gerenciamento que tinha para fazer. Ela me deu um sorriso largo, que era sua marca registrada e disse: "Tom isto é gerenciamento".


Sharon sabia aquilo que todos os bons gerentes intuitivos sabem: a função do gerente não é fazer as pessoas trabalharem, mas sim tornar possível que as pessoas trabalhem.

Peopleware – Tom Demarco

Nenhum comentário: