Oi pessoal,
Vamos falar da combinação de técnicas para encontrar o melhor modelo para os projetos que estamos realizando.
A empresa GTT está com uma demanda muito grande de projetos, como os nossos projetos possui a necessidade de adquirir matérias primas, construir equipamentos, desenvolver software, terceirizar serviços e produtos, controlar orçamento, etc... Todo o planejamento do projeto é desenvolvido utilizando PMBOK.
Nos temos ate mesmo um quadro com o cronograma.

Os produtos (Hardware e Software) são projetados e construídos com conceitos de Lean. Toda visão do produto vem de uma reunião entre todos os envolvidos no projeto e após esta reunião o nosso Product Backlog de software está montado.
Para o gerenciamento do desenvolvimento das historias do Product Backlog nós utilizamos o quadro de Kanban.
Na foto a baixo podemos ver dois quadros de Kanban, onde cada quadro esta sendo desenvolvido para atender um contrato e cada contrato demanda trabalho para vários produtos de software.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Nós temos software para desktop que trabalha diretamente acoplado ao hardware, software web, software para dispositivos moveis, software para gravar / gerar etiquetas de RFID, etc.
No cronograma em PMBOK nos temos apenas os produtos a serem entregues de software em auto nível, junto com a data de inicio e a data de termino, este cronograma não se preocupa com os detalhes que estão sendo desenvolvidos pela equipe de software. Na equipe de software é que nos temos o controle dos requisitos e tarefas.
Para um controle do que deve ser desenvolvido em software nos utilizamos prazo rígido, orçamento rígido e escopo variável, onde após a priorização do escopo nos atacamos os itens mais importantes primeiro, deixando os itens secundários para serem construídos apenas após o termino dos itens mais importantes.
Parabéns ao gerente da fabrica (Fabrício), ao engenheiro chefe (Thiago), ao departamento de vendas, que realmente trabalha integrada com a equipe técnica e a equipe de Hardware e Software.
Abraço a todos,
Abu