sexta-feira, 17 de julho de 2009

Ricardo Vargas Viana – WBS

Oi pessoal,

Segue alguns parágrafos de como podemos trabalhar com WBS explicado no podcasts do Ricardo Vargas Viana. Vale a pena baixar e escutar.

- É uma forma gráfica, visual de decompor o trabalho do projeto.

- A quebra do trabalho em pedaços menores mais fáceis de serem gerenciados, mais capazes de serem compreendidos, onde eu possa atribuir tarefas, onde eu possa atribuir funções.

- O WBS é como se fosse um organograma, onde eu posso ir decompondo ate chegar no menor nível. Este menor nível é o que chamamos de pacote de trabalho, isto é, é o menor nível do WBS. É nessa caixa (pacote de trabalho) que eu vou atribuir responsabilidades, calcular custos e calcular prazos.

- Temos que tomar cuidado em não decompor de mais a nossa WBS, detalhou de mais o nosso custo de controle fica inviável (muito alto), detalhou de menor, a nossa WBS é inútil.

- Dica de como detalhar: Regra 8 a 40, isto é, oito horas a quarenta horas. Então quando olharmos o nosso pacote de trabalho ele deve durar de oito ate quarenta horas.

- Se for menor que oito horas devemos fazer a reflexão, será que eu vou ter condições de controlar uma tarefa tão pequena? Se ela for maior que quarenta horas, será que ela não pode ser quebrada?

- Mas se você tiver um pacote de trabalho de 15 minutos, mas ele é um pacote critico, ele merece ser controlado como um pacote de trabalho.

- Um projeto normal, um tamanho bom, é um pacote de um dia (8 horas) ate um pacote de cinco dias de trabalho (quarenta horas).


Muito boa a explicativa e sugestões do Ricardo Vargas.

Site: http://www.ricardo-vargas.com/

Um abraço a todos,

Abu

Nenhum comentário: