terça-feira, 7 de julho de 2009

Reunião de Definição de Produto na GTT

Oi pessoal,

Segue as fotos de uma reunião de definição de produto na empresa GTT (http://www.gtt.com.br).





Nesta reunião a equipe presente é heterogenia em seus papeis e responsabilidade. Temos o pessoal de TI, Engenharia e Comercial da empresa.

Todos colaboram com o que deve ou não deve fazer parte do produto. Não existe idéia ruim e sim idéias que podem ser melhoradas.

Nesta reunião sempre estamos comprometidos com a busca dos itens de backlog que devem fazer parte da primeira entrega do produto e sempre buscamos itens de backlog que realmente agregam valor ao produto.

Uma busca constante de um produto enxuto e coeso para o mercado que ele esta sendo desenvolvido.

Palavras como: O quanto podemos viver sem está funcionalidade nesta primeira entrega são comuns nesta reunião.

Busca do menos, para evitar funcionalidades desnecessárias. Busca principalmente do que deve existir no produto e que agregue valor ao mesmo.

Um exemplo de como podemos escrever os requisitos com foco a negocio é está estrutura de cartão de historia: Para obter/alcançar valor do negócio, como um usuário eu gostaria da funcionalidade.


Parabéns a equipe da GTT pela sua filosofia de trabalho.

Um abraço a todos,

Abu

Um comentário:

Unknown disse...

é issoae Abu! Muitas das lições de desenvolvimento de Software estou tirando dos materiais que você indica, inclusive levando isso para a área de engenharia onde aplicadas funcionam com a mesma precisão. A lei do minimalismo no desenvolvimento inicial reverte-se em uma maior precisão na hora da definição do produto em função do negócio.