sábado, 2 de maio de 2009

Sprint Burndown Chat e Tarefas a Mais

Oi pessoal,

Um colega por e-mail me fez uma pergunta de como devemos trabalhar com o gráfico de Sprint Burndown Chat com as tarefas que estão sendo executadas na Sprint e não fazem parte do planejamento inicial da Sprint.

Eu aproveitei este item e fiz uma bate papo com meu colega Alex Kuhnen que tem uma enorme experiência nesta área como Scrum Máster.

 

(Abu) - Quando esta entrando horas a mais de tarefas não previstas em uma Sprint vc atualiza do Sprint Burndown chat?

(Alex) – Não, eu baixo apenas o que foi estimado

(Alex) - Se gerou uma nova tarefa, ai sim eu atualizo, mas do contrario tem que ser absorvido pela Sprint. Talvez fazendo com que fique algum item não concluído no termino da Sprint

(Abu) - Mantém o gráfico original, organiza os tickets não previstos a parte e tenta fazer o maximo possível do trabalho e so baixa o gráfico dos tickets previsto, certo?

(Alex) - Bom, se for necessário criar um novo ticket ai teria que atualizar o gráfico e fazer uma negociação com o PO pra tentar tirar algo. Mas se não for necessário criar um ticket, ai a Sprint tem que absorver o impacto.

(Abu) - E se criar o ticket como fica o gráfico?

(Alex) - Se conseguir tirar um ticket com o mesmo numero de horas, ai não muda nada. Mas se for algo que altere o total do esforço, ai no dia da mudança eu traço uma linha (de baixo para cima) que representa a quantidade de horas a mais que entrou na Sprint


Eu espero que vocês tenham gostado da técnica deste post.

Quem tiver interesse em fazer um bate papo sobre problemas/duvidas e ter o resultado deste ping-pong publicado no Blog do Abu basta entrar em contato.

Abraços a todos,

Abu

3 comentários:

Unknown disse...

Olá Nelson.

O post esclareceu minha dúvida!!!

foi ótimo!!

Valeu

alequis disse...

vlw Abu,
as ordens hehe

abraço

Kairon Soluções Web disse...

oi fis um blog novo e adoraria se vc fosse um seguidor dele o link é http://wwwdarkdownloadscompletos.blogspot.com/
eu emtrei no seu como seguidor tambem agradesso