sábado, 23 de maio de 2009

Contar pontos?

Sim, estimativa focada a contagem de pontos de esforço e porque não?

Mas como funciona?

Eu sempre faço uma brincadeira em minhas palestras / cursos. Segue a dinâmica...

Todo sábado eu faço pizza em casa, sempre temos pizza por exigência da filha.

Geralmente é feito pizza de mussarela, calabresa, rúcula com tomates secos, chocolate, brócolis e palmito.

Nos devemos buscar a mais simples de ser feita. Quando eu pergunto para as pessoas elas sempre falam que a pizza mais simples é a de mussarela.

Um alerta neste momento, as pessoas deveriam me perguntar como funciona o processo de montagem de cada pizza e não apenas identificar a mais simples pelos seus próprios conhecimentos, isso faz com que exista um alinhamento entre todos os envolvidos de como funciona o processo de montagem de cada pizza e também deixa claro o que faz parte e o que não faz parte de cada pizza que esta sendo montada.


Quanto mais conhecimento passamos a ter da pizza que vai ser produzida, maior será a nossa assertividade com relação ao trabalho a ser executado e o esforço necessário para a realização deste trabalho.

Uma vez identificado a pizza mais simples, que no nosso caso esta sendo a pizza de mussarela, esta recebe a quantidade de pontos igual a 2. Por que dois? Porque pode aparecer uma pizza brotinho, que vai ter um esforço menor que as demais e desta maneira evita o retrabalho de recontagem de pontos. Fica como uma brecha para tarefas de criação de uma pizza que exija um esforço menos que a nossa pizza de mussarela.

Agora nos devemos comparar o esforço necessário para a realização da pizza de calabresa com a nossa pizza de mussarela. Esta comparação tem o objetivo de identificar o quanto a mais ou menos uma pizza exige de esforço em relação a outra.

No caso das pizzas de calabresa X mussarela geralmente as pessoas colocam que calabresa vale 2 vezes a mais, totalizando 4 pontos.

De novo.... Pergunte sempre como funciona o processo de fazer a pizza, para que a analise do problema fique clara para todos, não faça a comparação dos esforços baseado apenas no seu conhecimento.

Devemos repetir a atividade de comparar todas as demais pizzas com a nossa pizza de mussarela e ao total de todas as comparações nos temos pontos para cada pizza.

Mussarela 2 pts

Calabresa 4 pts

Rúcula com tomates secos 3 pts

Chocolate 1 pt

Brócolis e palmito 2 pts

Total de pontos da nossa rodada de pizzas do fim de semana: 12 pts.


Com o total de pontos gerados nos temos uma visão de esforço necessário para a realização do nosso sábado de pizzas.

Observação: A contagem de pontos é uma maneira de buscarmos uma grandeza de esforço e não a busca por horas, dias, meses, etc. Ela permite abstrairmos o tempo, para que depois de sabermos o esforço necessário para a realização do nosso sábado de pizzas, nos possamos transformar estes pontos em tempo. Mas esta transformação vai ser outro post.


Link das pizzas:
http://blogdoabu.blogspot.com/2008/12/oi-pessoal-segue-as-fotos-da-nossa.html

http://blogdoabu.blogspot.com/2008/10/pizza-gil-do-abu-executando-itens-de.html

Abraços a todos,

Abu

Nenhum comentário: