domingo, 10 de maio de 2009

Fazer Certo

Bom dia pessoal, este post esta escrito em parceria com o Alex Kuhnen.

Há muito tempo atrás eu realizava uma palestra / treinamento referente a analise de requisitos e casos de uso. Neste material tinha uma frase: “FAÇA CERTO DESDE A PRIMEIRA VEZ”.

O assunto deste post é exatamente sobre isso, FAZER CERTO.

Varias vezes no decorrer do projeto passamos por pressão e a pressão nos conduz a tomar decisões precipitadas.

Em Lean nos temos o conceito de TOMAR A DECISÃO O MAIS TARDE POSSIVEL, para que possamos ter cada vez mais conhecimento sobre o problema e realizar uma analise mais critica do melhor caminho a ser adotado.

Não estamos falando de não ter planejamento e sim de sermos o mais estratégico possível, realizando uma analise do problema, planejando a sua execução e realizando a execução de maneira cirúrgica, isto é, precisa e sem erros.

Quem nunca matou um problema com uma bela “gambiarra” e esta gambiarra passou a ser definitiva? Mas o problema é quando temos que continuar evoluindo a “gambiarra”, onde o processo de tentar manter a “gambiarra” em funcionamento passa a ser um risco e refazer o trabalho passa ser muito caro.

Frases comuns para não fazer certo desde a primeira vez:

Usar TDD toma muito tempo....
Modelo de Patterns é complicado...
Meu projeto é muito pequeno para utilizar Patterns ou TDD....
Planejar para que? A casa esta caindo.
Aqui quando estamos com problema atropelamos os processos e arrumamos do jeito que da.

Fazer certo também significa não fazer a mais! Fazer mais do que foi solicitado pelo cliente é uma das principais causas de desperdício no desenvolvimento de software.

FAZER CERTO E DESENVOLVIMENTO AGIL DE SOFTWARE, COMO FICA?

Ser Ágil não é abrir mão de boas praticas de programação, do processo ou do planejamento. Ser ágil é achar a maneira mais rápida de executar o processo, sempre com planejamento e qualidade adequados. Mas no caso do desenvolvimento de software um planejamento continuo.

Ser ágil é realizar tarefas que agregam valor ao produto, removendo o que não faz parte desta adição de valores. Ser ágil é principalmente atender o cliente através da colaboração mútua, produzindo entregas que são importantes a ele. Se um cliente deseja um conjunto de documentação, pois para ele a documentação é importante, nos vamos entregar a documentação. Isto, para ele, é valor agregado. O que cabe é criar esta documentação de maneira que evite o desperdício.

Então... lembre.... FAÇA CERTO JÁ NA PRIMEIRA VEZ, espere o melhor momento para tomar decisões, para ter respaldo cada vez mais solido do problema.

Abraços a todos,

Abu e Alex

Um comentário:

Giancarlo Proença disse...

Parabéns aos dois. Abraços.