quinta-feira, 23 de abril de 2009

Vale a pena gerenciar formalmente as solicitações de mudanças em projetos ágeis?

Oi pessoal,

O Everton Alves fez a sugestão deste assunto: Vale a pena gerenciar formalmente as solicitações de mudanças em projetos ágeis?

A resposta é sim. Mas não quer dizer que temos que fazer um processo de gerenciamento de mudança de escopo que promova a NÃO MUDANÇA DE ESCOPO.

Pode ser algo simples como um e-mail solicitando a mudança de Escopo ao Scrum Master e o Scrum Master dando um replay que o escopo vai ser alterado. É importante ter esta rastreabilidade de mudança de escopo e aprovação do mesmo.

Mas podemos alterar o escopo antes da solicitação do Product Owner?

Sim, podemos. Não é para usar o processo para deixar o fluxo de execução burocrático e sim deixar o processo como uma forma de registro, para eventuais necessidades futuras.

Abraço a todos,

Abu

2 comentários:

Tarciluce disse...

Com base em quê vc respondeu que vale a pena gerenciar formalmente as solicitações de mudanças em projetos ágeis? Estou estudando o assunto para escrever minha dissertação. Gostaria de saber fontes suas para responder tal pergunta com tamanha afirmação.

Unknown disse...

Simples, experiência.

Após dois anos trabalhando com gerenciamento ágil de projetos, treinamentos de equipes e coach em empresas eu posso fazer esta afirmativa. A questão é como você vai fazer o registro das mudanças, para não deixar o processo amarrado.

Abraços,

Abu