quinta-feira, 23 de abril de 2009

Como motivar a equipe para trabalhar com Scrum. Como vencer o preconceito?

Oi pessoal,

Uma sugestão de post do Everton Alves.


Everton eu tive problemas em colocar Scrum numa empresa que eu trabalhei. Não pela equipe e sim pelas pessoas que definiam o processo da empresa. A empresa buscava CMMI nível 2 e utilizava uma adaptação de RUP para estar aderente aos requisitos do CMMI.

Nesta empresa não teve jeito, não entrou Scrum de maneira nenhuma.

Nos últimos dias que eu estava nesta empresa nos passamos a utilizar algumas boas praticas do Scrum, como reuniões diárias e quadro de Kanban.

Já na empresa IEA / Knowtec não tive em momento nenhum problemas para implantar o Scrum nas equipes de TI. Estamos ainda tentando colocar nas equipes de PO, mas esta é uma longa jornada.

Eu vejo que implantar Scrum em equipes de TI é muito mais fácil, pois a linguagem do Scrum é um vocabulário de fácil entendimento das equipes técnicas.

Eu já tenho um post no blog falando dos primeiros passos necessários para se implantar Scrum (http://blogdoabu.blogspot.com/2009/01/como-implantar-scrum.html)

Mas quando existe barreiras eu gosto muito da musica do desenho “Procurando Nemo”. A música que a Dory canta para incentivar marlin


"Para achar a solução...
Nadar
Nadar
Nadar
Para achar a solução...."

“continuem a nadar...
continuem a nadar...
continuem a nadar...
continuem a nadar...”


Abraços a todos,

Abu

Nenhum comentário: