quinta-feira, 23 de abril de 2009

Grandezas de Tamanho de Cartão de Historia

Oi pessoal,

Este post é um comentário das observações realizadas EM ALGUNS projetos utilizando Scrum e contagem de pontos dos Cartões de Historia.

Apos vários projetos utilizando Scrum e a ferramenta de contagem de pontos de cartão de Historia foi identificada uma diferença em tamanho de pontos por tipo de grandeza de Cartão de História.

Nos meus projetos passei a observar que a primeira estimativa de tamanho era realizado com Cartões de Historia que possui uma quantidade de responsabilidade muito grande, estes Cartões estão na grandeza de um Tema ou Épico.

Quando o Cartão esta como Tema ele é um risco maior na estimativa e nos temos que transformar o seu tamanho de grandeza equivalente a um Épico.

Os épicos possuem mais de um Cartão de Historia adicionados a ele e o interessante é que quando quebramos o épico em Cartões de Historia com responsabilidade única ele passa a ter a somatória dos pontos dos Cartões de Historia de responsabilidade única diferente do valor do Cartão de Historia no tamanho de um Épico.

Isto nos mostrou que não podemos utilizar os dois graus de grandeza juntos.

Nos passamos a utilizar a visibilidade do tamanho do projeto baseado em Cartões de Historia com status de Épico e o controle de quantos pontos o projeto possui e quantos foram executados neste tipo de Cartão.

Foi identificado também que a quantidade de pontos possíveis de execução na Sprint era baseada em tamanho de Épico.

Mas quando pegávamos um Épico para o planejamento da Sprint o nosso PO vinha com os Cartões de Historia de responsabilidade única e a equipe conseguia dimensionar a quantidade de Cartões que poderiam ser executados na Sprint.

Também passamos a realizar uma recontagem dos pontos no decorrer dos projetos, para refinar a quantidade de pontos que o nosso projeto possuía. Sendo esta recontagem sempre a nível de Épicos.

Isso fez com que o projeto estivesse sempre alinhado ao tamanho do escopo e o prazo que ele tinha.

Não fiquem preocupados se vocês estão passando por algo parecido, no final tudo vai dar certo.

Abraços a todos,

Abu

Nenhum comentário: