quarta-feira, 15 de abril de 2009

Scrum e PMBOK – Matriz de Responsabilidade

Oi pessoal,

Este item eu acho muito importante. Nem todos os projetos possuem uma estrutura projetizada de gestão, podemos estar trabalhando em empresas que possuem uma estrutura matricial de organização de projetos.

Porque a matriz de responsabilidade é importante? Simples, ela que determina quem é responsável por cada tarefa que tem que ser executada no projeto.

Dentro da estrutura do Scrum nos sabemos muito bem qual a responsabilidade da equipe, do Scrum Master e do PO.

Mas nem todos os envolvidos no projeto sabem como funciona o processo de trabalho do Scrum e podemos ter a qualquer momento recursos humanos de departamentos funcionais da empresa que estamos executando o projeto alocado de maneira parcial em nosso projeto.

Para que a responsabilidade fique clara, isto é, nada de “implícito”, nos criamos uma matriz de responsabilidade.


Na figura com o exemplo de matriz de responsabilidade não tem nome de pessoas, mas a matriz pode ter o nome do responsável. Neste caso no cruzamento de linhas e colunas onde a imagem mostra um “X” deveria estar presente o nome do responsável pela atividade.

Esta técnica evita uma seria de problemas de visibilidade de quem é responsável por executar as tarefas. Evita problemas de tarefas não ter donos, ajuda a deixar claro quem é responsável por alocar recursos ao projeto (no caso de departamentos), de saber com quem devemos entrar em contata para saber se a tarefa esta sendo executada e qual o status da tarefa, entre outras coisas mais.

Lembrando... Nem todos os projetos possuem apenas os papeis do Scrum e nem sempre todos os envolvidos no projeto estão reunidos na mesma estrutura física e pertos um do outro.

Esta ferramenta vai ajudar e muito o Scrum Master ter um bom relacionamento com outros envolvidos no projeto.

Abraços a todos,

Abu

 

Um comentário:

Dimitri disse...

Jóia Abu! Tenho notado um outro ponto positivo quando usamos a Matriz de Responsabilidade: o efeito psicológico nas pessoas. Há pessoas que só se integram no time do projeto definitivamente ou em outras palavras "cai a ficha de que terão que fazer mesmo", quando vêem seu nome escrito em algum lugar. Este lugar claro, a Matriz de Responsabilidades. Importante que esta matriz seja desenhada ou impressa em uma folha grande, tipo A3 e fixada em um mural ou na sala do projeto. Digo isto porque criar uma Matriz destas e engavetê-la acaba perdendo o efeito proposto: comunicação, esclarecimento de papéis e espírito de time.

[]s
Dimitri
http://dimitricampana.blogspot.com