quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O que é Escopo e Requisito?

Boa tarde pessoal,

Eu vou fazer uma definição simples e não formal, da diferença entre escopo e requisitos.



No exemplo das figuras dos carros, o escopo determina todos os produtos, serviços ou resultados que estamos entregando no nosso carro. No caso dos carros alguns itens que fazem parte do escopo são: portas, motor, rodas, bancos, etc...

Os requisitos determinam como vai ser a nossa porta, o nosso motor, os nossos bancos, a nossa cor de veiculo, etc.

É muito comum falarmos que o escopo mudou no projeto, mas a mudança de escopo é de fácil identificação. Um exemplo: O carro deve ter três rodas e não mais quatro rodas. Neste caso o escopo está determinando as fronteiras do nosso carro, os entregáveis que ele possui.

O que nos temos constantemente é a mudança de requisitos, onde o nosso cliente passa a ter uma visão mais critica do que ele realmente deseja com a execução do projeto e o recebimentos de produtos/serviços/resultados com requisitos implementados.

Mas agora vai a minha pergunta, quem desejar mandas as respostas por e-mail fique a vontade e quem desejar pode chamar para bate papo para debater sobre o meu questionamento.

Para podermos gerenciar o nosso projeto, para saber o quanto foi executado e quanto ainda falta ser executado, como devemos gerenciar o nosso projeto, por Escopo, Requisito ou qual a sua sugestão?


Abraço a todos,

Abu

2 comentários:

Anônimo disse...

Abu, você possui algum exemplo prático de como criar casos de testes quando não temos Uses Case e sim Cartões de História?

Alam Braga disse...

Eu diria que tem que gerir ambos. Na minha área de atuação (SW) no detalhamento dos requisitos acaba-se descobrindo novo escopo. Nas outras áreas deve ser a mesma situação.