terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Diagrama de Casos de Uso

Definição
Guedes [1] define que: “O diagrama de caso de uso por meio de uma linguagem simples, demonstra o comportamento externo do sistema, procurando apresentar o sistema através de uma perspectiva do usuário, demonstrando as funções e serviços oferecidos e quais usuários poderão utilizar cada serviço. Este diagrama é, dentre todos os diagramas de UML, o mais abstrato, flexível e informal, sendo utilizado principalmente no início da modelagem do sistema, embora venha a ser consultado e possivelmente modificado durante todo o processo de engenharia e sirva de base para a modelagem de outros diagramas.”.



Exemplo
Atores



Casos de Uso


Cenários
Exemplo retirado do livro de Raul Sidnei Wazlawick [2] página 66.

Caso de Uso: Emprestar Fitas

Fluxo Principal
1.O cliente chega ao balcão com as fitas que deseja alocar;
2.O cliente informa o seu nome e entrega as fitas ao funcionário;
3.O funcionário registra o nome do cliente e inicia a alocação;
4.O funcionário registra cada uma das fitas;
5.O funcionário finaliza a locação, devolve as fitas ao cliente e lhe informa a data de devolução e o valor total da locação.
6.O cliente deixa a locadora com as fitas.

Tratamento de Exceções
3a – O cliente não possui cadastro.
3a1 – O cliente deve informar seus dados para cadastro.
3a2 – O funcionário registra o cadastro.
3a3 – Retorna ao fluxo principal no passo 3.

Exercício
•Crie o ator de fornecedor
•Identifique pelo menos três casos de uso de um fornecedor

Dicas
O diagrama de caso de uso é como uma peça de teatro, onde nós temos os atores que fazem parte da peça de teatro que são os mesmo atores do caso de uso. Os casos de uso são os itens, papéis que um ator tem que representar e a forma de como vai ser representado é o cenário de execução do caso de uso.
Na peça de teatro do chapeuzinho vermelho podemos dizer que o lobo mal, a chapeuzinho vermelho, a vovozinha, o caçador são os atores do nosso caso de uso.
As ações que o lobo mal tem que executar são os casos de uso, algumas dessas ações são: comer a vovozinha, falar com a chapeuzinho vermelho fingindo que é a vovozinha, morrer pelas mãos do caçador, etc.
A maneira de como o lobo mal vai comer a vovozinha é um exemplo de cenário, pois o cenário sempre tem que ser feito da mesma maneira, não podendo ter variações ou improvisos.

Bibliografia
[1] Guedes, Gilleanes T.A. UML 2 – Guia de Consulta Rápida – Segunda Edição. São Paulo: Novatec Editora Ltda, Novembro de 2005.
[2] Wazlawick, Raul Sidnei. Analise e projeto de sistemas de informação orientados a objetos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
[3] Fowler, Martin. UML essencial: um breve guia para a linguagem padrão de modelagem de objetos. Porto Alegre: Bookkman, 2005 – 3.ed.


Abraços,

Abu

2 comentários:

Unknown disse...

gostaria que voce postassem o resultado do exercicio como que faz o caso de uso, o desenho dele.

Unknown disse...

Marcos,

Eu não tenho mais o material.

[]s