quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Priorização e Distribuição de Requisitos por Sprint’s

Oi pessoal,

Este texto faz parte do material da apostila de Scrum do Abu versão 2.0.

Por favor, fiquem a vontade para fazer criticas com relação a ortográfica e a parte técnica. O e-mail de contato é abuzitos@gmail.com

Após a correção técnica e ortográfica o material vai ser disponibilizado para download.

Novo tabuleiro do Processo do Scrum do Abu - http://blogdoabu.blogspot.com/2009/12/novo-tabuleiro-do-processo-do-scrum.html

Abraços,

Abu


A priorização do Backlog é realizada pelo Product Owner. Está priorização é realizada com o objetivo de selecionar os principais requisitos para construção.

Em Scrum a priorização é fundamental para a redução do risco de cancelamento do projeto, pois quanto mais rápido for entregue o que realmente é importante ao Produtct Owner, menor o risco do projeto ser cancelado.

A priorização faz com que o comprometimento do Product Owner seja muito forte, pois o Product Owner é o responsável pelo retorno do investimento (ROI) e desta maneira ele que tem que ter a visão clara dos requisitos que realmente devem ser feito antes dos outros.

Com a priorização nos passamos a ter um “Tema” do sistema, como “Cadastro de Clientes”, tendo seus requisitos sendo executados conforme o desejo do Product Owner e não “todos” os requisitos sendo executados de uma única vez.

Com este modelo de trabalho um “Tema” passa a receber mais funcionalidades durante todo o desenvolvimento do projeto.

Executando a Priorização

Uma boa técnica é a MoSCoW, onde os requisitos são distribuídos por Sprint respeitando a priorização.

Priorização com MoSCoW


Devemos executar primeiro todos os requisitos “Must”, isto é “Tem que ter” do nosso projeto. Quando não existir mais requisitos “Must” atacamos os requisitos “Should” e assim por diante, até o termino de todos os requisitos que o nosso projeto possui.

Um ponto importante do Scrum, a cada nova Sprint o Product Owner tem a liberdade de escolher os requisitos que vão ser executado na Sprint. Com esta liberdade a priorização dos requisitos no projeto é planejada Sprint a Sprint e nunca uma vez so no inicio do projeto.

Com a definição de prioridades dos requisitos que devem ser executados a cada Sprint o Product Owner busca o resultado em seu ROI (retorno de investimento), pois o cliente está recebendo sempre o que é mais importante para ele a cada Sprint.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom! Obrigado!