quinta-feira, 4 de junho de 2009

Não Repita o que esta Convencionado - Inove

Oi pessoal...

Todo mundo já foi numa padaria comprar pães. O processo numa padaria tradicional é:

1 – Pedir pão ao atendente
2 – O atendente atende o pedido
3 – O atendente marca em um papel o valor da compra
4 – Nos pagamos a compra no caixa

Mas as padarias repetem este modelo de processo de atendimento aos clientes porque ele é bom ou porque foi convencionado que este processo funciona?

Está é a questão com os processos em desenvolvimento de software, nos temos o habito de repetir processos que nos foi ensinado e acabamos aceitando estes processos de boa fé.

Estes processos podem funcionar e ate na maioria das vezes funcionam, mas nos temos uma variável externa mais forte, que é a pressão do mercado. Nesta pressão nos temos que ter a criatividade de quebrar a convenção e fazer diferente.

Não existe a necessidade de pesquisa, isto é, criar do zero e validar se a criação gera resultados. Basta apenas olhar para as técnicas existentes e ver qual a melhor se enquadra na sua realidade.

Tirar do processo gargalos que não agregam valor ao cliente e a empresa. Buscar inovação, para fazer diferente e desta maneira almejar uma satisfação melhor do cliente.

Estas fotos que estão em anexo neste post mostram uma padaria do centro de Florianópolis que inovou, quebrando o processo clássico de atendimento a seus clientes.

Nesta padaria o cliente entra na loja, ele mesmo se serve, o atendente vem a mesa e marca os produtos pegos para consumo e o cliente faz o pagamento no caixa.

O ambiente com uma grande mesa nos passa o sentimento de tomar café junto com alguém e não isolado em uma mesa.

Em resumo, criatividade para executar o modelo de negocio de maneira diferente e não como sempre foi.










Um bom dia a todos e parabéns ao dono da Panificadora “O Padeiro de Servilha”

Link da loja: http://www.opadeirodesevilha.com.br/

Abu

Nenhum comentário: