Oi pessoal...
Todo mundo já foi numa padaria comprar pães. O processo numa padaria tradicional é:
1 – Pedir pão ao atendente
2 – O atendente atende o pedido
3 – O atendente marca em um papel o valor da compra
4 – Nos pagamos a compra no caixa
Mas as padarias repetem este modelo de processo de atendimento aos clientes porque ele é bom ou porque foi convencionado que este processo funciona?
Está é a questão com os processos em desenvolvimento de software, nos temos o habito de repetir processos que nos foi ensinado e acabamos aceitando estes processos de boa fé.
Estes processos podem funcionar e ate na maioria das vezes funcionam, mas nos temos uma variável externa mais forte, que é a pressão do mercado. Nesta pressão nos temos que ter a criatividade de quebrar a convenção e fazer diferente.
Não existe a necessidade de pesquisa, isto é, criar do zero e validar se a criação gera resultados. Basta apenas olhar para as técnicas existentes e ver qual a melhor se enquadra na sua realidade.
Tirar do processo gargalos que não agregam valor ao cliente e a empresa. Buscar inovação, para fazer diferente e desta maneira almejar uma satisfação melhor do cliente.
Estas fotos que estão em anexo neste post mostram uma padaria do centro de Florianópolis que inovou, quebrando o processo clássico de atendimento a seus clientes.
Nesta padaria o cliente entra na loja, ele mesmo se serve, o atendente vem a mesa e marca os produtos pegos para consumo e o cliente faz o pagamento no caixa.
O ambiente com uma grande mesa nos passa o sentimento de tomar café junto com alguém e não isolado em uma mesa.
Em resumo, criatividade para executar o modelo de negocio de maneira diferente e não como sempre foi.
Um bom dia a todos e parabéns ao dono da Panificadora “O Padeiro de Servilha”
Link da loja: http://www.opadeirodesevilha.com.br/
Abu
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário