quarta-feira, 24 de junho de 2009

Entrega de Produto com Restrição de Data

Oi pessoal,

Esta semana eu realizei a entrega de um produto a um cliente. O que me chamou a atenção nesta entrega é que o nosso projeto era de curta duração e tinha a restrição da data de entrega (recebimento) do produto pelo cliente.

Durante o desenvolvimento do produto algumas situações não esperadas ocorreram, o que fez com que o tempo de desenvolvimento que erá relativamente tranqüilo ficasse estrangulado.

Outro item interessante deste projeto é que foi necessário gerenciar as espectativas de vários Stakeholder, pois o alinhamento dos interesses entre a parte técnica, gerencial e vendas guiaram o caminho / estrategia na construção do produto. Podemos dizer que teve vários Product Owner e a área de comunicação na gestão de projetos se fez necessário para dar visibilidade e manter o alinhamento entre todos os envolvidos. Esta comunicação teve que ser realizado sempre de maneira rápida, pela curta duração do projeto.

As tomadas de decisão durante a construção do produto, sempre alinhado ao Produtct Owner sempre foram realizadas para permitir a entrega do produto. Este item é importante, pois o Produtoct Owner passa a ter a visibilidade do que vai ser feito, como vai ser feito e quais as conseqüências destas decisões.

Em determinado momento foi necessário abrir mão de uma solução definitiva para uma solução parcial. Mas este tipo de tomada de decisão ainda fez com que os modelos desenvolvidos estivessem alinhados com boas praticas de desenvolvimento. Isto permite com que no futuro a solução parcial seja trocada pela solução definitiva sem um refactory gigante.

Lembrando.... As classes devem estar coesas e permitir com que o sistema continue crescendo (modelo de patterns).


Lições aprendidas neste projeto?

1 – O projeto deve ser guiado conforme as necessidades dos interessados, representados pelo Product Owner (Isso é Scrum)
2 – Deve ser mantido todos os interessados informados dos caminhos e tomadas de decisões realizadas (Pmbok entra nesta parte)
3 – Projeto com restrição de data: FOCO NA ENTREGA, tudo deve ser feito para que permita a entrega (Time, apenas o Time comprometido viabiliza este item)


Parabéns a todos os envolvidos no projeto e


Abraços a todos,

Abu

Nenhum comentário: