sexta-feira, 27 de março de 2009

Kanban Eletrônico

Oi pessoal,

Segue duas figuras do Kanban para o software Redmine, onde na primeira imagem mostra o Kanban configurado para manutenção dos sistemas existente e a segunda imagem mostra o Kanban configurado para desenvolvimento de novos produtos.




Termos a liberdade de definir o workflow que o Kanban vai utilizar é uma das vantagens de termos o Kanban em sua versão eletrônica. Porem devemos tomar cuidado com o gasto de energia em tarefas que não agregam valor ao produto. Um exemplo de desperdício de energia é quando em uma reunião de planejamento de Sprint identificamos todas as tarefas necessárias para a execução da Sprint, mas realizamos as suas anotações em post-its ou papel e cadastramos estas tarefas após o termino da reunião em software.

Se existe a necessidade de armazenamento das tarefas em software, então devemos proporcionar meios de identificarmos as tarefas e já realizarmos o seu cadastramento, para que o serviço seja feito uma única vez.

Não podemos nos dar ao luxo de termos um colega da equipe realizando atividades de digitação de tickets (tarefas) após o planejamento da Sprint, pois o mesmo deve estar trabalhando na construção do sistema que vai ser entregue nesta Sprint.

Este é o exemplo de gasto de energia em atividades que não estão agregando valor ao produto, isto é, digitar informação que já esta armazenada em papel em meio eletrônico. Lembrando... “Se existe a necessidade do armazenamento da informação em meio eletrônico, ela já deve nascer armazenado nesta estrutura”.

Abraços a todos,

Abu

2 comentários:

Rafael Leite disse...

Ae Abu!

Show o plugin pro Redmine.

Quanto ao uso do kanban eletrônico versus em papel, concordo contigo. Por que não levam um laptop para o daily e o planning (show seria um tablet! - o Locks tem um).

Abraço!

Anônimo disse...

Bom dia.

Minha empresa está em busca de uma solução de Kanban Eletrônico, você poderia nos ajudar nesta questão ?

Att.,

Jackson Teixeira
(15) 3238-7332
jackson_teixeira@nipro.com.br