sexta-feira, 13 de março de 2009

DSoft e Abu: Curso de Desenvolvendo Aplicações Web com Ruby on Rails

Faça parte do time de desenvolvedores que mais cresce no mercado brasileiro e aprenda a criar aplicações web com alta produtividade e qualidade usando Ruby on Rails. O Curso é voltado para programadores que desejam aprender esta nova plataforma de desenvolvimento Web. O Objetivo do Ruby on Rails é tornar fácil e simples o processo de construir aplicações Web. Mesmo para quem nunca programou, o Rails derrubou os obstáculos que impediam as pessoas de entrar no universo da programação de aplicações para a web, permitindo produzir em dias o que levaria meses para ser feito em linguagens de programação tradicionais. Combinando rapidez no desenvolvimento com recursos poderosos, esse framework para criação de aplicativos online já se tornou um dos pilares da web 2.0!


Agenda do Curso

1. Introdução a Ruby on Rails
2. Instalando o Ruby on Rails
3. IDE’s de Utilização
4. Framework on Rails
4.1 Estrutura de Diretórios
4.2 Arquivos de Configurações
4.3 Convenções
4.4 Instalação de Plugins
4.5 Ferramentas de apoio ao desenvolvimento
5. Trabalhando com Banco de Dados
5.1 Classes, atributos, relacionamentos, associações, agregação e herança
5.2 Tabelas, colunas, chave primaria (PK), relacionamentos, chaves estrangeiras (FK)
5.3 Funcionalidade “Migrate”
5.4 Validação
6. Controlador (Action Controller)
6.1 Gerando controladores
6.2 Manipulando métodos (Action Methods)
6.3 Roteamento de aplicações
6.4 Gerenciando cookies e sessões
6.5 Filtros e verificações
7. View (Action View)
7.1 Layouts
7.2 CSS
7.3 JavaScripts
7.4 Imagens
7.5 Forms
7.6 Link’s
7.7 Ajax
7.8 Helpers
8. Exercícios


Sobre o Ruby on Rails

A linguagem Ruby foi criada em 1994 pelo japonês Yukihiro Matsumoto, mais conhecido como Matz, para ser mais poderosa que Perl e mais orientada a objetos que Python. Nove anos depois, o Ruby ganhou “agilidade sobre trilhos” através do framework Ruby on Rails. Este, idealizado pelo jovem dinamarquês David Heinemeier Hansson e desenvolvido em apenas 2 meses para benefício próprio. David liberou o framework para o resto do mundo somente um ano depois, e, desde então, tem atraído milhares de usuários por ser baseado no conceito de MVC (Model-view-controller), pela simplicidade nas aplicações e por possuir pouco mais que mil linhas de código, o que significa pouquíssimo para tudo o que é capaz de fazer. Maiores informações: www.rubyonrails.org

Depoimentos sobre o Ruby on Rails

"Quando comecei a estudar Ruby on Rails em 2005, eu não tinha levado a sério o fator curva de aprendizado. Quando percebi que em pouco tempo eu já estava dominando boa parte de suas funcionalidades e recursos, incluindo recursos visuais de Ajax como prototype e scriptaculos, em poucas semanas eu já tinha um produto totalmente pronto e muita informação para compartilhar.
O mais interessante é que eu estava estudando Ruby on Rails sem levar em consideração que minha idéia de criar um produto poderia ser alcançada, pois tinha uma idéia, mas não sabia por qual tecnologia começar, visto que na época usava Java para criar sites e pequenas aplicações. Na época eu fiz comparação com várias ferramentas cases que existem no mercado, ferramentas estas que geravam código e que me entregavam telas e relatórios prontos. Um framework como o Ruby on Rails é algo ainda no mínimo 85% mais produtivo, pois você escreve código seguindo uma convenção, e mesmo assim você tem total controle sobre o código gerado de sua aplicação, o que não acontece com as ferramentas cases, pois boa parte delas geram códigos difíceis de se manter, engessados e sujos."
Carlos Eduarod G. Franco - CEO da Tecnologia e Inovação e-Genial

"O Ruby on Rails é uma escolha interessante por uma série de fatores, mas o que chama a atenção das empresas e desenvolvedores é a facilidade e agilidade que ele proporciona no desenvolvimento de aplicações web. Além disso, o Rails é uma ferramenta madura, confiável, completa, e, por isso, utilizada por grandes empresas nas mais diversas tarefas. A produtividade alcançada com Rails é um fator importante, graças à combinação simples e eficiente das convenções, do padrão MVC, do ActiveRecord, entre outras coisas. Em meio a tudo isso, aprender e preparar uma equipe para o Rails pode surpreendentemente ser mais rápido do que para outras linguagens e ferramentas. Ainda mais nesse momento de crise econômica, onde os recursos para os projetos são cada vez mais escassos, a escolha mais adequada deve ser por uma plataforma livre, que reduza os custos de desenvolvimento, possibilitando fazer mais com menos tempo e esforço, reduzindo gastos e aliviando os programadores, inclusive permitindo o uso de métodos ágeis de desenvolvimento.
Além do Rails oferecer produtividade, facilidade e economia, está montado sobre uma base sólida e moderna: o framework é baseado
em Ruby, uma linguagem de programação orientada a objetos elegante e robusta que está em evidência – e não só pelo Rails, mas pelos seus diversos pontos fortes."
Paulo Wanderley de Souza - REsponsável pelo Site Ruby Brasil - http://ruby-br.org/

"A grande vantagem do Ruby on Rails em relação a outros frameworks começa na primeira parte do seu nome: o Ruby. A linguagem Ruby, diferente das outras, não foi construída pensando em quão rápida seria sua execução na máquina, mas sim na produtividade do desenvolvedor. Em outras palavras, em Ruby você faz mais codificando menos. E como produtividade está intimamente relacionada à felicidade, programar em Ruby se torna um prazer para o profissional. E com isto temos um ciclo, programadores felizes e produtivos estão sempre criando novas ferramentas que tornam o desenvolvimento de softwares ainda mais rápido.
Existem centenas de frameworks disponíveis no mercado, cada um com suas particularidades e filosofias, e alguns são realmente bons. Durante os últimos 12 anos tive a oportunidade de trabalhar com diversos destes frameworks, mas foi no Ruby e no Rails que recuperei a alegria e o prazer em programar."
Carlos Brando - Senior Engineer da consultoria americana Surgeworks Inc.

"Dentro da idéia que o Rails representa, dois temas despertam interesse pelo mesmo:
O primeiro desses temas é “Software com opinião”. Desde sua criação, o Rails fez certas escolhas filosóficas que tornam o desenvolvimento mais rápido e mais pragmático. Isso também evitou que o Rails crescesse desnecessariamente e cometesse erros como alguns frameworks que tentaram resolver problemas ainda não existentes. O segundo tema é a escolha de linguagens descritivas para representar código. É muito comum, em código Rails, ver trechos que se parecem mais como uma especificação do que está sendo feito do que uma série de comandos. Isso permite grande produtividade, menos erros e maior facilidade de receber contribuições de outros programadores. Em resumo, esses dois temas garantiram o crescimento rápido e a grande penetração atual do Rails."
Ronaldo Ferraz - Gerente de Desenvolvimento da WebCo Internet



Pré-requisitos
1. Conhecimento em lógica de programação orientada a objetos, básico sobre http, html e banco de dados relacional.
2. O aluno deverá levar notebook próprio para utilização em aula.



Mini-currículo do instrutor

Prof. Nelson Abu Samra Rahal Junior, professor universitário desde 1996 atua ativamente na área de desenvolvimento de software no mercado de Florianópolis desde 1998. Especialista em gerenciamento de projetos ágeis, graduado em Processamento de Dados, pós-graduação em Didática e Metodologia de Ensino, pós-graduação em Gerência de Projetos para a Área de TI (PMI), Mestrado em Ciência da Computação e Certificado em Scrum Master. Desenvolve em Ruby on Rails há 1 ano e leciona esta disciplina na Faculdade Estácio de Sá em Florianópolis/SC. Blog: http://blogdoabu.blogspot.com



Informações

Local:ACATE – Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia - Rua Lauro Linhares, 589 - Auditório do 1° Andar - Trindade - Florianópolis - SC.

A matrícula inclui: Apostila, bloco para anotação, caneta, certificado e saboroso coffe-break.

Informações adicionais: Pelo fone (48) 3028-6119 ou pelo e-mail cursos@dsoftsistemas.com.br

Data: 01, 03, 07 e 08 de abril

Horário: 18:30h as 22:30h

Valor: R$ 735,00


Maiores informações sobre Ruby OnRails: Revista TI Digital: Link

Nenhum comentário: