sexta-feira, 27 de março de 2009

Kanban Eletrônico

Oi pessoal,

Segue duas figuras do Kanban para o software Redmine, onde na primeira imagem mostra o Kanban configurado para manutenção dos sistemas existente e a segunda imagem mostra o Kanban configurado para desenvolvimento de novos produtos.




Termos a liberdade de definir o workflow que o Kanban vai utilizar é uma das vantagens de termos o Kanban em sua versão eletrônica. Porem devemos tomar cuidado com o gasto de energia em tarefas que não agregam valor ao produto. Um exemplo de desperdício de energia é quando em uma reunião de planejamento de Sprint identificamos todas as tarefas necessárias para a execução da Sprint, mas realizamos as suas anotações em post-its ou papel e cadastramos estas tarefas após o termino da reunião em software.

Se existe a necessidade de armazenamento das tarefas em software, então devemos proporcionar meios de identificarmos as tarefas e já realizarmos o seu cadastramento, para que o serviço seja feito uma única vez.

Não podemos nos dar ao luxo de termos um colega da equipe realizando atividades de digitação de tickets (tarefas) após o planejamento da Sprint, pois o mesmo deve estar trabalhando na construção do sistema que vai ser entregue nesta Sprint.

Este é o exemplo de gasto de energia em atividades que não estão agregando valor ao produto, isto é, digitar informação que já esta armazenada em papel em meio eletrônico. Lembrando... “Se existe a necessidade do armazenamento da informação em meio eletrônico, ela já deve nascer armazenado nesta estrutura”.

Abraços a todos,

Abu

3 comentários:

Rafael Leite disse...

Ae Abu!

Show o plugin pro Redmine.

Quanto ao uso do kanban eletrônico versus em papel, concordo contigo. Por que não levam um laptop para o daily e o planning (show seria um tablet! - o Locks tem um).

Abraço!

Rossato disse...

Tens pretenção de liberar pra comunidade este plugin?

Abraço

Anônimo disse...

Bom dia.

Minha empresa está em busca de uma solução de Kanban Eletrônico, você poderia nos ajudar nesta questão ?

Att.,

Jackson Teixeira
(15) 3238-7332
jackson_teixeira@nipro.com.br