Chamados de analista de negocio, cliente, dono do produto, entre outras definições é o que nos chamamos em Scrum de Product Owner.
Em Scrum, “Product Owner Role” é a pessoa que representa o interesse do cliente.
Nesta responsabilidade ele tem a responsabilidade de priorizar o “Backlog” e de atender a equipe de desenvolvimento do projeto.
Esta pessoa deve estar disponível à equipe em qualquer momento, mas especialmente durante a reunião de planejamento do Sprint e a reunião da revisão do Sprint.
Não vou entrar nas técnicas de idealização de um produto, ate mesmo porque me falta experiência nesta área. Mas independente da maneira que o produto foi idealizado pelo Product Owner é a responsabilidade dele fazer com que o TIME que vai desenvolver o produto entenda todos os itens, isto, itens de backlog.
O Product Owner tem que determinar a abrangência do escopo do projeto, garantir que o entendimento deste escopo seja realizado, que este escopo seja entregue.
Ele deve realizar a priorização dos itens de backlog, para que o TIME possa entregar produtos seguindo este priorização. Num projeto nem sempre pode ser entregue vários itens ao mesmo tempo e neste caso se podemos ter apenas o item A ou B, o Product Owner que determina o que vai ser entregue primeiro, A ou B.
O Product Owner tem que determinar o que faz parte de uma versão usável para o cliente, isto é, um release. Neste caso ele determina quais itens de backlog deve ser implementados para que um conjunto de código possa ser definido como uma “release”
As datas de liberação de “releases” também são determinas pelo Product Owner, pois é ele que sabe quando estas datas são importantes para o cliente.
Podemos determinar que os desafios de um “Product Owner” são:
1 – Resistir a tentação de controlar a equipe. As equipes são auto-organizadas e nem sempre a organização das equipes vão ser da maneira que o “Product Owner” gostaria.
2 – Resistir a tentação de adicionar mais funcionalidades a um Sprint já iniciado.
3 – Fazer escolhas das tarefas que devem ser executadas em uma reunião de planejamento do Sprint.
E as responsabilidades do Product Owner são:
1 - Definir as funcionalidades do produto
2 – Decide datas de lançamento de conteúdo
3 – Responsável pela rentabilidade (ROI)
4 – Prioriza funcionalidades de acordo com o valor de mercado
5 – Ajustar funcionalidades e prioridades
6 – Aceitar ou rejeita o resultado dos trabalhos
Abraços a todos,
Abu
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário