quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Práticas Ágeis na Gestão de Produção de Software



Prezado(a) profissional,


O PMI-SC, cumprindo sua missão de promover o profissionalismo da gestão de projetos em Santa Catarina, convida para o seguinte evento:

Práticas Ágeis na Gestão de Produção de Software

O evento abordará a implantação de Métodos Ágeis com foco na área de desenvolvimento e manutenção de projetos de software, tratando de maneira clara e direta os ganhos que as técnicas ágeis proporcionam as empresas produtoras de software.

Palestra 1: Implantação sustentada do Scrum

Apesar de sua simplicidade, o Scrum exige uma mudança cultural nas organizações para gerar os resultados preconizados pelo manifesto ágil. Sua adoção em equipes de forma isolada não está garantindo bons resultados e o objetivo desta palestra é apresentar os pontos essenciais na implantação do Scrum com alicerces sólidos e que promova a adaptação contínua da organização com foco na geração de valor.

Palestrante: Nikolai Albuquerque

Mini-curriculum: Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Educador, consultor e palestrante nas áreas de gerenciamento de projetos e melhoria de processos com mais de 13 anos de experiência em empresas de pequeno, médio e grande porte. Na FESSC e SATC, atua como coordenador e docente do curso de pós-graduação em gerenciamento de projetos. Atua como docente convidado em vários cursos de pós-graduação no Brasil. CEO da Innovit Gestão de Projetos e Processos. Certified Software Tester (CSTE), Certified ScrumMaster (CSM), Certified Scrum Practitioner (CSP) e Certified ITIL V3 Foundation. Presidente Executivo do PMI, Joinville Brazil Chapter na gestão 2008/2009.




Palestra 2: Manutenção de software com Kanban

Kanban é uma técnica japonesa de sinalização que controla fluxo de produção. Na área de desenvolvimento de software ela tem sido utilizada para conduzir o processo de desenvolvimento de software, deixando visível em que parte do processo os trabalhos se encontram. Com Kanban podemos identificar a real capacidade de produção de um sistema, não permitindo a sobrecarga do mesmo. Kanban é uma ferramenta mais simples que Scrum e pode ser implantada na sua forma natural ou combinada com outras técnicas de governança.

Palestrante: Nelson Abu Samra Rahal Junior

Mini-curriculum: Professor universitário desde 1996 com forte atuação na área de desenvolvimento de software no mercado de Florianópolis desde 1998. Consultor da Innovit Gestão de Projetos e Processos. Especialista em gerenciamento de projetos ágeis, graduado em Processamento de Dados, pós-graduação em Didática e Metodologia de Ensino, pós-graduação em Gerenciamento de Projetos de Tecnologia da Informação (PMI), mestrado em Ciência da Computação e Certificado em Scrum Master.



Data: 27 de novembro de 2009
Local: ACATE (Auditório Ático - Rua Lauro Linhares, nº 589 - Trindade - Florianópolis - SC).
Programação:

Inscrições no local: das 18:30h às 19:00h

Abertura: das 19:00h às 19:10h

Palestra 1: das 19:10h às 20:10h

Palestra 2: das 20:15h às 21:15h

Encerramento: das 21:15h às 21:20h



Confraternização:

Ao final do evento nos reuniremos em um local muito agradável para um Happy Hour de confraternização que marcará o encerramento dos Ciclos de Palestras de 2009.

PDUs distribuídos: 2
Para os participantes PMPs que desejarem, o PMI-SC realiza o cadastro automático dos PDUs relativos ao evento junto ao PMI. Para tanto, é importante requerer na inscrição e assinar a lista de presença no dia do evento.

Inscrições:
Evento GRATUITO para os membros associados do PMI-SC. Os profissionais associados deverão confirmar presença pelo e-mail cpf@pmisc.org.br informando nome completo e ID do PMI até o dia 26 de novembro de 2009 à meia-noite.

Valor para não associados: R$ 25,00 até dia 26 de novembro e R$35,00 no dia e local do evento. Os não-membros do PMI SC deverão efetuar depósito ou DOC a favor do Capítulo Santa Catarina, Brasil do PMI, CNPJ n° 05836607/0001-20.

Dados da CC: Banco do Brasil, Ag. 0828-1; C.C. 13537-2.

Confirmar o pagamento enviando o nome completo e o comprovante de depósito do valor da inscrição para o e-mail cpf@pmisc.org.br até o dia 26 de novembro de 2009.

No dia 27 de novembro as inscrições poderão ser feitas no local do evento entre 18:30h e 19:00h. Pedimos que compareçam com antecedência mínima de 20 minutos do horário de início do evento.

Após confirmação da inscrição não haverá devolução do valor pago.

Maiores informações através do e-mail: cpf@pmisc.org.br ou com a responsável pelo evento: Kelly Anselmo no telefone (48)9156-6440 (48)9156-6440




Abraços a todos,

Abu

2 comentários:

Andre Wilbert disse...

Abu,

Como é mesmo o nome daquele software GPL para kanban, que estava nos seus slides? Red Mind ou algo assim? Não encontrei ele. Pode passar um link?

Encontrei um outro chamado Web Heijunka-Kanban. Minha intenção é integrar um destes softwares, com o Mantis Bugtracker. A idéia é que a área de suporte registre os chamados (ou o próprio cliente), e que seja fácil dimensionar a fila com a nossa equipe, que hoje está sobrecarregada.

Unknown disse...

Qual o seu e-mail Andre?

O software é redmine.

[]s

Abu