domingo, 2 de agosto de 2009

Ambiente de Trabalho, como organizar?

Bom dia pessoal,

Uma pergunta realizada por um leitor do blog: Como deve ser a sala de trabalho da equipe em Scrum?

Em Scrum nos promovemos a união da equipe, de preferência juntos, em uma mesma sala de trabalho.

Nem sempre temos condições desta união, por políticas da empresa, mas esta união promove o Framework. Esta união é uma das chaves para o resultado do projeto.

Em Scrum a comunicação entre a equipe tem que ser muito forte e a união da equipe naturalmente promovem está comunicação. A equipe tem que ter acesso visual ao quadro de Kanban, aos gráficos de Burndown Product e Burndown Sprint, ao gráfico de Releases. O Daily Meeting tem que ser realizado com estes documentos visíveis a equipe.

Mas vamos colocar um pedaço do livro Cainda na Real, que mostra como a empresa 37 Signals trabalha com ágil.

Tempo Sozinho

Pessoas precisam de períodos sem interrupções para terminar o trabalho

37signals está espalhada por quatro cidades e oito fusos-horário. De Provo, Utah a Copenhagen, na Dinamarca, cinco de nós estamos oito horas distantes. Um dos efeitos positivos de se ter oito horas de diferença é o tempo em que podemos ficar sozinhos.

Apenas 4 a 5 horas por dia estamos trabalhando juntos. Em algumas horas, a equipe norte-americana está dormindo enquanto David, que está na Dinamarca, está trabalhando. Nas horas restantes, estamos trabalhando enquanto David está dormindo. Isso nos dá meio dia juntos e meio dia sozinhos.

Adivinhe qual a parte do dia em que somos mais produtivos? O tempo em que estamos sozinhos. E isso não é nenhuma surpresa. Muitas pessoas preferem trabalhar logo de manhãzinha ou tarde da noite – nas horas em que não são incomodados.

Quando você tem um longo período em que não é incomodado, consegue se concentrar. E concentrado se é mais produtivo. É quando você não tem que dividir a cabeça com outros assuntos ou tarefas. É quando não se é interrompido para responder algo, ou procurar alguma coisa, ou enviar um email, ou responder mensagens instantâneas. O tempo sozinho é onde progressos de verdade acontecem.

Se concentrar leva tempo. E é exatamente por isso que a interrupção é seu maior inimigo. É como pegar no sono profundo – não se entra no sono profundo do nada, tem que se deitar, dormir e então entrar no sono profundo. Qualquer interrupção o força a começar tudo de novo. O sono profundo é onde a mágica do sono acontece de verdade. A concentração é onde a mágica da produtividade acontece de verdade.

Estabeleça uma regra: faça que metade do dia seja de horas onde você fica sozinho. Das 10 da manhã até às 2 da tarde, ninguém pode falar com ninguém mais (exceto durante o almoço). Ou então, faça com que a manhã ou a tarde seja o seu tempo para ficar sozinho. O importante é que o período seja contínuo para evitar interrupções que matam sua produtividade.

Um período de tempo sozinho significa largar o vício da comunicação. Durante o tempo que ficar sozinho, esqueça as mensagens instantâneas, ligações telefônicas, reuniões. Evite qualquer conversa por e-mail que exija respostas imediatas. Em resumo: cale a boca e trabalhe.

Se Concentrando

Todos sabemos que profissionais sábios trabalham melhor entrando no “clima”, também chamado de “se concentrar”, onde ficam totalmente concentrados em seus trabalhos e completamente desligados dos seus ambientes. Eles perdem a noção do tempo e produzem muito mais através de concentração absoluta… o problema é que é muito fácil perder a concentração. Barulho, telefonemas, saída para o almoço, ter que dirigir por 5 minutos pra comer um pão de queijo e interrupções por colegas de trabalho – especialmente interrupções por colegas—tudo te tira da zona de concentração. Se você parar por 1 minuto para responder a uma pergunta de um colega de trabalho, e isso tirar sua concentração o suficiente para levar meia hora pra voltar a ser produtivo novamente, sua produtividade geral está em sérios problemas.

Observações do Livro Peopleware











Abraços a todos,

Abu

Um comentário:

Everton Vieira disse...

Cara parabéns pelo artigo! Ele explica o porque, que eu não conseguia produzir meus free-lances em casa.