quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Os Três Mosqueteiros

Oi pessoal,

Este post vem do livro Caindo na Real. Link: http://gettingreal.37signals.com/GR_por.php

Abraços a todos,

Abu


Use uma equipe de três para a versão 1.0

Para a primeira versão da sua aplicação, comece com apenas três pessoas. Este é o número mágico que lhe dará força de trabalho suficiente sem lhe tirar o dinamismo e a agilidade. (...)


Lei de Metcalfe e equipes de projeto

Deixe a equipe tão pequena quanto possível. A lei de Metcalfe, “O valor de um sistema de comunicação cresce aproximadamente ao quadrado do número de usuários do sistema”, tem um corolário quando se trata de equipes de projeto: A eficiência da equipe é aproximadamente o inverso do quadrado do número de membros na equipe. Estou começando a achar que três pessoas é ótimo para a versão 1.0 de um produto… Comece por reduzir o número de pessoas que você planeja incluir na equipe, e então reduza um pouco mais.

—Marc Hedlund, entrepreneur-in-residence na O’Reilly Media


O fluxo da comunicação

A comunicação flui mais facilmente em equipes pequenas do que em grandes. Se você é a única pessoa no projeto, comunicação é simples. O único caminho de comunicação é entre você e o cliente. Com o aumento do número de pessoas em um projeto, aumenta também o número de caminhos de comunicação. E não aumenta de forma aditiva, como o número de pessoas, aumenta de forma multiplicativa, proporcional ao quadrado do número de pessoas.


—Steve McConnell, Chief Software Engineer na Construx Software Builders Inc.
(de: Less is More: Jumpstarting Productivity with Small Teams)

Nenhum comentário: