quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Scrum e Kanban

Bom dia pessoal,


A pergunta é: Porque o quadro de acompanhamento de execução de tarefas é importante?

Uma resposta rápida é: “Viabiliza a comunicação e visibilidade entre os integrantes da equipe”.

Mas um quadro de post-its permite muito mais, ele permite o acompanhamento da construção de um Item de Backlog, onde cada fase da construção de uma peça, que faz parte do Item de Backlog pode ser rapidamente identificada pela equipe.

Se um Item de Backlog possui 10 tarefas, apenas ao termino da execução dessas 10 tarefas que o Item de Backlog vai estar terminado.

Esta técnica tem fundamentação cientifica, conforme o texto a baixo:

Kanban é uma palavra japonesa que significa literalmente registro ou placa visível.

Em Administração da produção significa um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção em uma indústria. O cartão pode ser substituido por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.

Coloca-se um Kanban em peças ou partes específicas de uma linha de produção, para indicar a entrega de uma determinada quantidade. Quando se esgotarem todas as peças, o mesmo aviso é levado ao seu ponto de partida, onde se converte num novo pedido para mais peças. Quando for recebido o cartão ou quando não há nenhuma peça na caixa ou no local definido, então deve-se movimentar, produzir ou solicitar a produção da peça.

O Kanban permite agilizar a entrega e a produção de peças. Pode ser empregado em indústrias montadoras, desde que o nível de produção não oscile em demasia. Os Kanbans físicos (cartões ou caixas) transitam entre os locais de armazenagem e produção substituindo formulários e outras formas de solicitar peças, permitindo enfim que a produção se realize Just in time - metodologia desenvolvida e aperfeiçoada por Taiichi Ohno e Toyota Sakichi conhecida como Sistema Toyota de Produção.

PACE, João Henrique. O Kanban na prática. Rio de janeiro:Qualitymark, 2003. ISBN 85-7303-4-1-7
RITZMAN, Larry P. Administração da produção e operações. São Paulo: Prentice Hall, 2004. ISBN 85-87918-38-9.


Referencia do texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Kanban




Podemos melhorar a definição de aplicabilidade desta tecnica incluindo o seu uso na produção de software, como em Scrum.

Segue fotos de um quadro de post-its criados pelo meu colega Gabriel (Scrum Master de um dos projetos da emrpesa) - Blog do Gabriel Vieira: http://gabrielscrum.blogspot.com/.






A parte mais dificil da utilização dos post-its é a identificação das tarefas necessarias para a execução de um Item de Backlog. Sem a identificação dessas tarefas não temos como identificar tarefas não previstas e nem mesmo identificar a quantidade de horas necessarias para a produção do Item de Backlog.

O levantamento de tarefas de um Item de Backlog no Planejamento da Sprint demonstra que o processo Scrum esta bem maduro na equipe que esta executando o projeto.

Mas falamos mais sobre a identificação de tarefas em outro momento, neste post vamos ficar apenas como o nosso “Kanban”.


Abraços a todos,

Abu

2 comentários:

Dimitri disse...

Abu,

Por que não utilizar uma Intranet para tal? Adotar post-its não estaríamos dando um "passo atrás" tecnologicamente falando?

Dimitri

Rafael Leite disse...

É Dimitri, realmente este pensamento vem à cabeça quando pensamos em tanto papel!

Comecei a comentar acabei com um texto tão grande que virou um post.

Favor acessá-lo aqui.

Abraços!