quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Scrum em Trabalhos Administrativos?

Sim e porque não?

Foi realizada uma atividade de implantação do Scrum em departamentos administrativos, com o intuito de planejar e executar projetos existentes nestes departamentos.
Devemos lembrar que Scrum é um processo de Gestão de Projetos Ágeis e necessariamente não tem que ser aplicado unicamente ao desenvolvimento de software.

Vamos lembrar da historia......

“Scrum teve a sua origem em fabrica de automóveis, onde foi observado que a utilização de equipes pequenas e multidisciplinares produzia melhores resultados. Em analogia a estas equipes foi realizada uma associação a formação de SCRUM do jogo de Rugby. Em 1995, Ken Schwaber formalizou a definição de Scrum e ajudou a implantá-lo em desenvolvimento de software em todo o mundo”.

Scrum nada mais é que uma coletânea de boas praticas de trabalho, organização, integração entre pessoas, etc etc etc etc

Scrum pode ser aplicado a qualquer tipo de projeto a ser desenvolvido, isto é, não unicamente a software.

Quanto a esta equipe que esta sendo formada so posso dizer: “PARABENS a todos”, faz muito tempo que não vejo uma equipe tão organizada e tão determinada em suas tarefas dentro do processo do Scrum.

O material criado que deu origem aos “Itens de Backlog” ficou fantástico.

Também um parabéns especial a Alessandra (nossa Scrum Máster) neste projeto, pela condução do processo na primeira atividade e ao Sr. Guilherme pelo apoio e incentivo as tarefas realizadas.


Abraços a todos,


Abu











Um comentário:

Anônimo disse...

Só posso dar meus parabéns pela iniciativa!
Prova que metodologias de gestão de projetos ágeis não são apenas aplicadas para a TI. Sem dúvida, o intercâmbio de experiências entre áreas diferentes fará o processo de SCRUM amadurecer de forma consistente.
Fica a sugestão para que outras empresas tentem fazer o mesmo.
Obrigado Abu!