quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Potencializando Scrum

Oi pessoal,

Faz tempo que não coloco nenhum post no Blog, é a correria do dia a dia. Aulas na faculdade, treinamentos, coach, desenvolvimento de software, etc. Meus amigos sabem como eu sou, não paro, os meus dias são divididos em três períodos de trabalho, manha, tarde e noite.

Mas mesmo nesta correria sempre eu busco um tempo para um post no blog, então vamos lá...





A potencialização do processo Scrum já foi comentada neste blog, mas não custa enfatizarmos mais um pouco sobre o assunto.

Jeff Sutherland um dos criados do Scrum, escreveu um artigo fantástico sobre a união de Scrum e CMMI nível 5, onde o artigo traz uma serie de procedimentos necessários para que este casamento seja possível. Estes procedimentos para atendimento do CMMI nível 5 não fazem parte do escopo deste material.

Mas um destes procedimentos está a potencialização do Scrum para o que ele chamou de “Entendendo o Sucesso do Scrum”.

Jeff traz o conceito de “Pronto” e “Feito”, onde “Pronto” são requisitos possíveis de serem implementados e “Feito” é o requisito desenvolvido conforme os critérios de aceitação do Product Owner.

O “Feito” é a nossa coluna de “Done” de um quadro de Kanban (também chamado de Taskboard), que é definido entre a equipe e o Product Owner.

Para aumentar a velocidade da equipe com os requisitos “Prontos”, os mesmos são escritos pelo Product Owner com o auxilio do Scrum Máster, eles juntos realizam um trabalho de preparação do material da próxima Sprint e quando este material chega ao planejamento da Sprint ele possui um nível de maturidade maior, para que a equipe possa realizar a analise de sistemas do mesmo e o seu planejamento de execução.

Jeff faz a observação que: “Pronto e Feito são simples de entender, mas difícil de ser realizado” e “O segredo está no balanceamento apropriado entre o planejamento e a execução de atividades”.

O link do material é:
http://jeffsutherland.com/scrum/PracticalRoadmapMunich20091020.pdf


Os requisitos “Prontos” é o que eu chamei neste material de requisitos quadrados e redondos. Onde um requisito quadrado traz problemas na analise de sistema, planejamento e execução. Já os requisitos redondos permitem a sua analise, planejamento e execução em velocidade e qualidade pela equipe de desenvolvimento do projeto. Toda vez que um requisito quadrado entra na execução da Sprint ele é um candidato a gerar impedimentos e conseqüentemente trazer problemas na execução da Sprint, trazendo impacto na velocidade de produção da equipe.



Abraço a todos,

Abu

Nenhum comentário: