sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Desenvolvimento e Reuniões Diárias

Oi pessoal,

Este texto faz parte do material da apostila de Scrum do Abu versão 2.0.

Por favor, fiquem a vontade para fazer criticas com relação a ortográfica e a parte técnica. O e-mail de contato é abuzitos@gmail.com

Após a correção técnica e ortográfica o material vai ser disponibilizado para download.

Novo tabuleiro do Processo do Scrum do Abu - http://blogdoabu.blogspot.com/2009/12/novo-tabuleiro-do-processo-do-scrum.html

Abraços,

Abu


É uma reunião diária de acompanhamento de execução do projeto realizada pela equipe. Nesta reunião participa com direito a falar apenas os denominados “porcos”, “frangos” podem participar, mas não tem direito a falar nesta reunião.

Esta reunião deve ter no máximo 15 minutos de duração e deve ser conduzida pelo “Scrum Master”. Recomenda-se que esta reunião seja realizada no período matutino, bem no inicio das atividades da equipe. Também recomenda-se que os participantes fiquem de pé. Esta reunião não é para solução de problemas e sim de sincronismo entre os membros da equipe de como está indo a execução das atividades realizadas no “Sprint”.

Perguntas na Reunião Diária


Impedimentos

Impedimento é qualquer coisa que atrapalhe um membro da equipe de executar o trabalho. Os impedimentos podem ser identificados nas reuniões diárias, onde cada membro da equipe tem a oportunidade de comunicar o ScrumMaster do impedimento existente. O ScrumMaster é responsável pela solução dos impedimentos. O ScrumMaster pode realizar reuniões complementares para solucionar os impedimentos identificados quando as reuniões diárias não permitirem a solução.

Um dos fatores de potencialização da equipe Scrum está na ação de retirar da equipe de execução do projeto a responsabilidade de resolver um impedimento. Se deixarmos a equipe de execução do projeto focado apenas na execução e passarmos todos os impedimentos ao Scrum Máster vamos ter um ganho de velocidade e qualidade na execução dos trabalhos.

Dia a Dia da Reunião Diária

Este é o nosso momento de alinhamento das atividades executadas dos nossos requisitos. Mas alem do alinhamento é o momento que temos de lembrar as nossas metas. Nesta reunião vale a pena sempre lembrar ou perguntar para a equipe qual a nossa meta da Sprint, para que todos sempre saibam o valor de negocio que estamos implementando ao produto desenvolvido.

Nossa meta não é apenas fazer algoritmo e sim algoritmos alinhados com a expectativa do Product Owner, que está trazendo ganho ao sistema desenvolvido.

Nenhum comentário: