quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Exemplo de Caso de Teste

Como o Abu fala, olá pessoal...

Eu vou mostrar como podemos idealizar um documento de caso de teste. Este template é utilizado com Uses Cases. Mas para frente eu faço um post de teste de software e Cartões de História.

Um Use Case da origem a vários casos de teste e estes casos de teste são colocados em um documento chamado Plano de Teste.

O Plano de Teste pode ser construído até mesmo em um documento de Excel e deve possuir as colunas de acordo com a necessidade(processo) de cada empresa:




1)Cenário: Fluxo de execução, como nos casos de uso, que temos fluxo principal, alternativos ou de exceção. Esta técnica descreve os requisitos;

2)Caso: número do caso de teste, serve para gerenciamento dos casos de teste

3)Versão: versão do teste, onde a primeira execução o teste esta com o número 1, na segunda execução o número vai ser 2 e assim por diante;

4)Executor: quem executa o teste;

5)Cenário Testes: é um status do teste, isto é, pode ser: verifica, ordena, busca, grava, etc.

6)Caso Teste: os caminhos necessários para a interação entre o ser humano (testador) e o software

7)Resultado Esperado: o que o software deve apresentar de resultado após a execução do caso de teste

8)Execução: controle do caso de teste, onde é mostrado se o mesmo já foi executado, não possui erros, não foi possível de ser executado, etc

9)Data: data da execução do caso de teste

10)Observação: é colocados informações pertinentes aos resultados obtidos na execução do caso de teste


Como podemos observar este documento é possível de ser criado quando nós temos muita informação do que deve ser testado, daí a sua utilização com Uses Case.
Em processos de desenvolvimento de software formais, isto é, onde temos papéis e responsabilidades bem definidos e equipes com perfil por habilidade, esta técnica demonstra a sua importância no auxílio da qualidade do produto que está sendo gerado, mas a questão é:


“Como criar testes em ambientes de desenvolvimento de software que o aprendizado do que deve ser feito é de maneira empírica?”

“Como criar testes de software quando não temos Uses Case e sim Cartões de História?”


Vamos responder estes itens nos próximos post, por hora, para quem está inserido em desenvolvimento de software NÃO AGIL, fica este post como uma contribuição.

Abraços a todos,

Neilza

Um comentário:

CJB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.