segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Pizza Ágil do Abu - Executando Itens de Backlog

Bom dia pessoal,

Hoje vamos falar de como iniciar a execução dos itens de Backlog, utilizando o exemplo de como fazer pizza.
Quando nos temos uma relação de itens de backlog a serem executados por uma equipe, a equipe deve utilizar o conceito de todos contra um, isto é, a equipe inteira ataca a execução do item de backlog.
Mas o que deve ser feito quando não existe trabalho para todos da equipe no item de backlog?
A resposta é simples, abrimos a execução de um novo item de backlog e alocamos o resto da equipe que não tinha tarefas a serem executadas no item inicial. Desta maneira abrimos a execução de itens de backlog conforme a quantidade de integrantes existentes na nossa equipe.

Mas como fica na execução da pizza?

A equipe do projeto de produção de pizza foi de 4 pessoas.

3 pessoas da equipe fizeram o processo de abertura da massa de pizza, sendo que a cada massa aberta um dos integrantes do item de backlog “abrir massa de pizza” realizada a tarefa “pré-assar massa de pizza”.

Em paralelo um integrante da equipe realizou o item de backlog “cortar: lingüiças, tomates e cebola”. Pois não tinha como ele participar do primeiro item de backlog “abrir massa de pizza”.

Ao termino das massas de pizza abertas e pré-assados, pode dar inicio ao item de backlog “montar pizza com sabores desejados”. Neste item de backlog foi iniciado com os 3 colegas que tinham terminado o item de backlog “abrir massa de pizza” e durante a execução do item de backlog “montar pizza com sabores desejados” foi acrescentado o 4 colega da equipe, pois o mesmo já tinha terminado o seu item de backlog “cortar: lingüiças, tomates e cebola”.

Com as massas de pizzas já montadas com os sabores desejados, foi dado o inicio do item de backlog “assar pizzas”, que foi realizado apenas por um integrante da equipe, pois a tarefa so comportava uma pessoa.

A cada pizza assado foi dado o inicio o item de backlog “cortar pizza em fatias” e o item de backlog “servir os convidados”, que pode ser realizados pelos colegas de equipe que estavam sem atividades.

Também foi realizada em paralelo por um colega a compra de matérias primas para a pizza, pois a mesma terminou antes de todos os discos de pizzas estarem montados. É neste momento que falamos que não adianta tentar prever tudo antes do inicio do projeto, pois é na execução que achamos riscos eminentes.

Eu tinha previsto apenas 8 discos de pizza com 1 Kg de queijo e na execução a receita que sempre é exata gerou 10 discos de pizzas, faltando queijo. Eu faço pizza todos sábados e nunca uma receita gerou tantos discos de pizzas, para vermos que por mais que exista experiência em uma atividade que sempre realizamos, sempre podem ocorrer situações imprevistas, pois nunca teremos controle sobre tudo.

RECEITA DA PIZZA - 8 Pizzas

1 – Kg de farinha
1/2 - Litro de água morna
30 – Gramas de fermento
1 – Colher de açúcar (a que utilizamos para tomar sopa)
1/3 – Colher de sal (a que utilizamos para tomar sopa)
6 – Colheres de Óleo (a que utilizamos para tomar sopa)


COMO PREPARAR

Coloque a água, depois o fermento, depois o sal, depois o açúcar, mecha bem.
Coloque a farinha aos poucos e vai amassando, ate virar uma massa bem sequinha e lisa.
Deixe crescer por 30 minutos
Abra os discos
De uma pré-assada nos discos
Monte a pizza com o sabor desejado
Asse as pizzas.













Abraços a todos,

Abu

3 comentários:

Marcos Krucken Pereira disse...

Muito bom! Além da excelente pizza, digna de um bom paulista, a explicação do backlog está ótima. Faltou, no entanto a parte de estimativa de duração de cada atividade. Mas isso me encheu de idéias para fazer pizzas!!!

Anônimo disse...

im your favorite reader here!

Anônimo disse...

Caraca Abu, uma ótima forma de ensinar Scrum... vamos dizer.. uma forma que deve ser saboreada ;)

Agora eu tenho uma explicação do porque a massa de 8 discos rendeu 10... é óbvio... com Scrum a produtividade aumenta :D

Grande abraço