quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Estimativa




O ato de estimar o tempo necessário para a conclusão de um projeto sempre tem uma porção de “chute”, nos apenas sabemos o tempo necessário para a realização de uma tarefa quando esta tarefa já esta concluída.
Antes de sua conclusão apenas temos uma noção do tempo que vai ser necessário, ou apenas um desejo do que acreditamos ser possível de ser realizado.
Em desenvolvimento ágil nos realizamos a estimativa de um projeto pela contagem de pontos, onde um ponto é uma forma de comparação de esforço necessário para a realização de um requisito.
A quebra do conceito de estimativa por dias, meses, horas para grandeza de esforço de trabalho (pontos) é algo que choca os profissionais no primeiro momento.
Mas devemos lembrar que em Scrum também existe a quebra de requisitos em tarefas, onde as tarefas vão ter horas necessárias para a sua execução.
Um projeto de um ano, onde existe um erro de uma hora por dia de trabalho, ao termino de um ano teremos mais de 200 horas de atraso.
Então fazemos a contagem de pontos, montamos o gráfico de Product Burn Down Chat para ter uma visão do projeto inteiro e vamos gerenciando o tempo necessário para a conclusão do projeto ao pontos que a equipe é capaz de executar em uma Sprint.
A vantagem é que o acompanhamento do produto e da execução da Sprint permite ter a visibilidade da nossa capacidade de entregar o produto no tempo que atende o cliente, bem como permite o Scrum Máster tomar as decisões necessárias para a viabilidade e execução do projeto.

3 comentários:

Dimitri disse...

Oi Abul! Legal seu artigo. Isto que colcoaste tem similaridade com Análise de Pontos de Função?

Abs,
Dimitri

Juliano Matias disse...

Legal, concordo com você, estativa sempre tem um pouco de chute, agora, em relação ao tamanho em pontos, que método usas para chegar ao número de pontos? é pontos por caso de uso? pontos por função?

Unknown disse...

Juliano, por favor, veja o post: Estimativas, Velocidade da Equipe, Quantidade de Sprint’s e Product Burndown Chart - http://blogdoabu.blogspot.com/2010/01/estimativas-velocidade-da-equipe.html

[]s
Abu