sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Capacidade de Adaptação

Oi pessoal,


Após tanta chuva aqui em Floripa um dia de Sol.




Devemos sempre nos adaptarmos ao meio que estamos inseridos. Eu lembro de uma frase: “Não tem como segurar o rumo do rio, ele sempre encontra um novo caminho”.

O Scrum Máster deve sempre se adaptar ao modelo funcional que a empresa possui. Nem todas as empresas são projetizadas, o que permite um trabalho muito mais potencializado para o gestor de projetos. Varias corporações são funcionais ou possuem modelo misto de gestão (matriz fraca, mista ou forte).

O PMBok mostra muito bem como funciona as mais diversas formas de gestão das corporações e como o gestor de projetos trabalha nestes modelos. Vale a pena dar uma lida.

Eu falo sempre nos meus treinamentos “Devemos sempre nos adaptar a corporação que estamos trabalhando”.

Não adianta achar que após um curso de Scrum e ver como o Scrum Máster deve trabalhar vai chegar na empresa e mudar tudo, isto dificilmente vai ocorrer. As mudanças podem sim ocorrer, mas nem sempre na velocidade que desejamos.

Hoje eu trabalho com a responsabilidade do Scrum Máster dividida conforme a estrutura funcional da empresa que trabalho, onde temos a equipe, o Scrum Máster da equipe, o coordenador de área, o gerente de área e ainda o gerente de vários projetos.

Sendo que as responsabilidades de cada pessoa esta diretamente vinculada a sua estrutura funcional, isto é o que eu chamo de responsabilidade compartilhada de gestão de projetos numa estrutura organizacional “Funcional”.

Adaptação, esta é a técnica. Assim podemos implantar o processo e mostrar os resultados.


Abraços,

Abu

Nenhum comentário: