segunda-feira, 21 de julho de 2008

A Arte da Guerra - História e Lenda

Quando eu disser: “Olhar em frente”, todas devem olhar diretamente para a frente. Quando disser: “Virar a esquerda”, todas devem se voltar para o lado da sua mão esquerda. Quando eu disser “Virar a direita”, todas devem voltar para o lado da sua mão direita. Quando eu disser: “Dar meia volta”, devem se voltar diretamente para o lado das suas costas.

...

Então, ao som dos tambores, deu a primeira ordem:
- Virar a direita.

Mas as jovens apenas caíram na risada. Sun Tzu silenciou-as e declarou:
- Se as palavras de comando não forem claras nem distintas, se as ordens não forem totalmente compreendidas, então a culpa é do general. Assim, ele retomou a instrução, e dessa vez deu a ordem de “Virar a esquerda”, após a qual as jovens uma vez mais caíram na risada.

Sun Tzu disse:
- Se as palavras de comando não forem distintas, se as ordens não forem completamente compreendidas, então a culpa é do general. Mas se as ordens FOREM claras, e os soldados assim mesmo desobedecerem, então a culpa é de seus oficiais.
Assim dizendo, ordenou que as lideres das duas companhias fossem decapitadas.


O rei de Wu, entretanto, que assistia à cena do alto de um pavilhão, quando viu que suas concubinas estavam prestes a ser executadas, alarmou-se e enviou a seguinte mensagem a Sun Tzu: “Estamos bastante satisfeitos com a sua capacidade como general para comandar as tropas. No entanto, se formos privados dessas duas concubinas, a nossa comida e nossa bebida perderão o sabor. É o nosso desejo que elas não sejam decapitadas”.

Sun Tzu respondeu pelo emissário: “depois de receber de sua majestade o encargo de ser general de suas tropas, há certas ordens de sua majestade que, agindo nessa qualidade, sou incapaz de aceitar”.


De acordo com isso, Sun Tzu fez com que as duas lideres fossem decapitadas e imediatamente substituiu as lideres à frente das companhias. Feito isso, os tambores soaram para que a instrução continuasse; e as jovens fizeram todas as evoluções, virando à direita e à esquerda, marchando à frente e dando meia-volta, ajoelhando-se e levantando-se com perfeita exatidão e prontidão, não se atrevendo a emitir qualquer tipo de som.

Então, Sun Tzu enviou uma mensagem ao rei dizendo: “Seus soldados, senhor, estão agora adequadamente instruídos e disciplinados, prontos para a revista de sua majestade. Eles podem ser postos a qualquer uso que seu soberano deseje; ordene que atravessem o fogo e água, e não desobedecerão”.

Nenhum comentário: