quarta-feira, 5 de março de 2008

Reuniões Diárias: Produtivas X Perda de Tempo

Oi pessoal,

Esta rolando esta semana um bate papo nos fóruns internacionais de Scrum sobre as vantagens e desvantagem de uma reunião diária.
Alguns participantes do fórum têm comentado que estas reuniões são uma perda de tempo, não são divertidas, etc etc etc. Também esta sendo comentado que neste período de tempo a equipe poderia estar trabalhando duramente no projeto.
Devemos lembrar que o objetivo da reunião diária é para promover a comunicação entre a equipe e principalmente identificar obstáculos para que o Scrum Máster possa resolver e continuar viabilizando a execução do projeto.
Fazer pessoas se comuniquem é muito difícil e principalmente fazer com que esta comunicação seja produtiva mais ainda. É papel do Scrum Máster, fazer com que estes encontros sejam produtivos, não permitindo que nos encontros diários existam “ruídos” de comunicação.
O próprio Ken publicou esta imagem. Segue um resumo do texto para reflexão.



A reportagem esta falando de um empregado de uma empresa de publicidade que foi encontrado morto em sua cadeira de trabalho. Este empregado de nome “George”, 51 anos teve um ataque cardíaco em quanto trabalhava e seus colegas de trabalho não perceberam que ele estava morto.
Pelo exame realizado em “George”, ele faleceu na segunda-feira, mas ninguém notou ate o sábado de manha, quando um colega de trabalho perguntou porque ele estava trabalhando no fim de semana.
O chefe de “George” comentou que ele era sempre o primeiro a chegar e o ultimo a sair e sempre ficava muito concentrado em seu trabalho.
A moral da historia é que: “Não se deve trabalhar muito duro. Ninguém repara mesmo”.



Eu fecho esta postagem com a minha opinião sobre o caso: “Não é uma reunião de 15 minutos diária que vai fazer o projeto ficar atrasado ou mais atrasado. Mas esta reunião diária se bem realizada pode trazer ganhos significativos ao projeto.”


Abraços a todos,


Abu

2 comentários:

Victor Hugo Germano disse...

Temos visto uma influencia das reuniões diárias em diminuir (muitas vezes cessar por completo) a quantidade de reuniões longas. Assim, ao invés de 2 reuniões de 2 horas por semanas, 15 minutos todos os dias criam uma sensação de progresso que não existia anteriormente

Obviamente podem acontecer problemas. Complementando a discussão, aqui seguem alguns Anti-Padrões em Reuniões diárias:
http://malditacomedia.blogspot.com/2007/09/daily-meeting-anti-patterns.html

Anônimo disse...

Me adicione no msn, tenho uma sugestao camilasupport@hotmail.com