sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Definindo o Tamanho do Item de Backlog

Oi pessoal,


Este parte do processo é uma das mais difíceis, pois ela quebra o paradigma de pensarmos em “tempo” de termino da tarefa, ou “duração” da tarefa e passamos a utilizar o TAMANHO da tarefa como referencia de estimativa.

O primeiro passo é olhar os Itens de Backlog do inicio do projeto, montando uma visão de escopo e identificar o item que tem o menor tamanho, para que ele receba o valor de 2 pontos.

O próximo passo é analisarmos os demais Itens do Backlog e comparar o tamanho dele com o item de referencia (o de 2 pontos). Desta maneira cada Item de Backlog passa a receber o seu tamanho sempre em correlação ao item identificado com 2 pontos.

Este trabalho é feito com a equipe e o Product Owner, onde a equipe fica com a responsabilidade de identificar o tamanho da tarefa e o dono do produto fica responsável de tirar as duvidas em relação a tarefa que esta sendo estimada.

A ficha adicionada ao blog tem o objetivo de orientar a execução da tarefa.

Vamos analisar esta ficha e identificar o seu resultado, ate o momento as fichas de Reunião Diárias e de Planejamento da Sprint estão funcionando bem.

Abraços a todos,


Abu


2 comentários:

Unknown disse...

abu, td massa? cara, estou conhecendo o scrum agora, e pelo que eu já li acho que vai ser algo muito legal para empresa onde trabalho. existe um e-mail no qual eu posso manter contato com vc?

Moro em vitória-ES.

Comentei com meu chefe e ele quer que eu prepare uma apresentação.. se eu convencer faremos cursos sobre o assunto.

Abraço

Unknown disse...

Já coloquei no Blog os meus endereços de contato.

Amplexos,


Abu